Eduardo Antunes
A vila italiana mais charmosa do Espírito Santo, como Araguaya, interior de Marechal Floriano, é chamada pelos apaixonados por este pedacinho da Itália, na Região Serrana, vai comemorar os 150 anos da imigração italiana no estado em grande estilo. A 15ª edição do Encontro da Cultura Italiana de Araguaya vai, mais uma vez, aproximar os moradores e visitantes de suas raízes étnicas e culturais.
Com muita comida e bebida de qualidade, música, folclore e a tradicional alegria dos descendentes italianos, no próximo sábado (03) e domingo (04), o distrito vai estar movimentado, ao receber moradores das proximidades e turistas para apreciar os atrativos do final de semana mais tradicional de Araguaya.
O prefeito de Marechal Floriano, Cacau Lorenzoni, que é descendente das primeiras famílias que subiram pelos rios Benevente e Iriritimirim, até desbravar a região de Araguaya, se mostra feliz em ver a comunidade unida para a preservação da cultura de seus antepassados. O primeiro sobrado construído na comunidade foi da família Lorenzoni, onde, junto às famílias, Bravin, Celante, Del Puppo, Puppin, Canal, Scarpat, Bravin Caselut, Marcandela, Cosmo, Riet, Fregona, Colle e Pusiol, colonizaram Araguaya.
“É motivo de muita felicidade poder relembrar os contos de nossos avós e tios sobre como era difícil viver ali e, com muita coragem e trabalho transformaram Araguaya num dos pedaços mais belos e admirados do estado. Vamos sempre estar ao lado da associação e dos moradores, que mantêm os grupos culturais e museus, além dessa linda festa que nos une a nossos antepassados, em uma corrente de muito trabalho, força e lealdade ao legado deles”, declarou Lorenzoni.
Um dos pontos altos do evento é a ‘XV Picada do Nonno e da Nonna’, uma caminhada que relembra o trajeto original realizado pelos imigrantes italianos pela região em busca de alimentos. Com início em Alfredo Chaves, o percurso vai até o Centro Cultural de Araguaya, na estação ferroviária.
Quem desejar participar, deve embarcar no ônibus especial do evento, que tem sua partida no sábado às 07h00 em frente à estação ferroviária de Araguaya e marca o início das comemorações.
Foto: Elabore