domingo,
22 de dezembro de 2024

Especial

Visita ao Parque Estadual da Pedra Azul vira livro escrito por criança de 6 anos

Redação

A experiência de uma visita em família ao Parque Estadual da Pedra Azul, em Domingos Martins, virou tema de um livro escrito e ilustrado por uma jovem autora de apenas 6 anos. A pequena Iara Silvestre Moreira Borges, aluna do 1º ano do Ensino Fundamental de um colégio em Vitória, relatou e desenhou a trilha que percorreu no parque durante as férias de julho, que com o apoio de um projeto escolar, resultou no livro “Aventura na Pedra Azul com minha família”.

O Parque Estadual da Pedra Azul, conhecido por sua pedra icônica que muda de cor ao longo do dia e dá nome à Unidade de Conservação, proporciona atividades de imersão na natureza e é um destino popular entre visitantes que buscam explorar a fauna e flora do Espírito Santo. No livro, Iara compartilhou suas impressões sobre a trilha e o que mais gostou na experiência. A pequena aventureira destacou que adorou escalar as formações rochosas e ver a “caveira que a onça comeu”, além de observar espécies de plantas e insetos.

A mãe de Iara, Luciana Silvestre Girelli, professora, descreveu a trilha como uma oportunidade para a família recarregar as energias e se conectar com a natureza. Segundo Luciana, o ponto alto da caminhada foi a “toca da onça”, local que despertou a curiosidade da filha. “Por meio do contato com a natureza, as crianças ampliam sua visão de mundo, pois passam a se compreender como parte de um universo maior, formado por outras espécies de seres vivos, que precisam ser respeitadas e preservadas para que o planeta tenha equilíbrio”, refletiu Luciana.

O diretor do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Mário Louzada, celebrou a iniciativa da família, ressaltando a importância do Parque da Pedra Azul para a educação ambiental no Espírito Santo. “Ficamos muito felizes ao ver o impacto que a Pedra Azul tem sobre os visitantes mais jovens. Projetos como o da Iara reforçam nosso compromisso com a preservação e o desenvolvimento de uma consciência ambiental desde cedo,” afirmou Mário.

Para quem deseja conhecer o Parque da Pedra Azul e suas trilhas, as visitas são agendadas previamente por meio do site Agendar ES. As reservas são limitadas para garantir a preservação do ambiente e a segurança dos visitantes. No site, é possível conferir os horários e dias disponíveis, além de orientações para um passeio seguro e sustentável.

Para conhecer as aventuras de Iara no Parque Estadual da Pedra Azul, confira o PDF completo aqui.   

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Especial

Dono de um dos cartões postais mais bonitos e famosos do ES, a ‘Pedra Azul’, completa 33 anos de conservação

Especial

Giovana Schneider faz sucesso como colunista do jornal NC e bate recorde de acessos

Especial

Morre Sidney Poitier, 1º negro a ganhar Oscar de melhor ator

Especial

BIOLOGIC, uma marca que virou referência em Vargem Alta

Especial

Confira a entrevista com o Coronel Marcelo Muniz, ex-comandante do Comando de Polícia Ostensiva Serrano

Especial

Brasil tem 30 mil crianças acolhidas e 5 mil aptas para adoção

Especial

Livro de ex-moradora de Vargem Grande de Soturno explica a importância da união em prol do planeta de forma lúdica

Especial

Milagre: 14 idosos contaminados em asilo de Vargem Alta, sendo uma de 99 anos vencem o Coronavírus