Eduardo Antunes
“Moradores escolhidos para falar terão dez minutos enquanto vereadores falarão por apenas cinco”.
Além de aproximar, ouvir o que o morador tem a dizer é o principal objetivo do Legislativo florianense nessa iniciativa. Os vereadores abriram mão do conforto de uma Sessão no Plenário para estabelecer um contato direto com as comunidades que não tem acesso às reuniões realizadas na sede do município por dificuldades como transporte e horário.
O presidente da Casa, Juarez Xavier (PSD), destaca que a iniciativa é uma forma de os parlamentares ouvirem as demandas dos moradores que não teriam contato com o poder público para cobrar serviços da Prefeitura Municipal, além de conhecer o funcionamento do Poder Legislativo, que representa o cidadão. Além disso, Xavier ressaltou que os moradores terão o dobro do tempo para se expressar em relação aos vereadores.
Um representante de associação local será escolhido para usar da palavra em nome da entidade e de seus membros. Outro morador terá espaço para discursar sobre as demandas de quem reside na região.
Os dois cidadãos inscritos usarão dez minutos cada para discursar. Como o objetivo principal é dar voz às comunidades, os vereadores usarão da palavra por apenas cinco minutos.
A Câmara Municipal vai enviar à prefeitura indicações e ofícios solicitando a realização de obras e serviços de acordo com o pedido dos moradores. Os vereadores irão cobrar sua realização.
Locais e datas das sessões nas comunidades.
Na primeira quinzena de cada mês a Câmara Municipal se reunirá no Plenário, já na segunda quinzena se reúne nas comunidades (Sessão Itinerante). As localidades que receberão os trabalhos seguem a seguinte ordem, de acordo com sorteio realizado na Casa de Leis:
Dia 28 de abril Araguaia sediará a segunda Sessão nas comunidades; a seguir Rio Fundo em 26 de maio; Bom Jesus 23 de junho; Santa Maria 14 de julho; Trevo de Parajú 18 de agosto e Soído de Baixo em 29 de setembro.
Os trabalhos serão realizados sempre em local público. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Victor Hugo receberá a primeira Sessão Itinerante, que se inicia a partir das 19 horas desta terça-feira (24/03)