Marechal Floriano recebeu, na última sexta-feira (08), dezenas de convidados para o Encontro Estadual de Produtores de Inhame – Organizando a Cadeia Produtiva e a Pesquisa , realizado no auditório do Centro de Agricultura Familiar, em Santa Maria de Marechal.
O evento que foi organizado pelo produtor Jandir Gratieri, presidente licenciado da entidade da Associação dos Produtores de Inhame São Bento Urânia do Espírito Santo (Apisbes), contou com a participação do vice-governador César Colnago, do deputado federal Evair de Melo, do superintendente do Ministério da Agricultura, Dimmy Herllen Silveira Gomes Barbosa, e do representante da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (SEAG), Aureliano Nogueira da Costa, e representantes de Vargem Alta, o vereador Darli Fassarella e do secretário Municipal de Agricultura, Manoel Damartini, o “Nenzinho”.
Além deles, também marcaram presença no encontro os alunos do curso técnico em Agropecurária de Marechal Floriano. Para receber os participantes, foi servido um delicioso café da manhã, com direito a um caldeirão de inhame cozido, que chamou a atenção de muita gente.
Durante a abertura do evento, o vice-governador César Colnago parabenizou os produtores pelo encontro e lembrou que todo conhecimento deve ser partilhado. “O conhecimento não deve ser monopólio de um grupo de pessoas. Não podemos nos fechar nas nossas relações. Temos que partilhar a importância do inhame, do desenvolvimento da ciência e da normatização científica dessa planta. É muito importante a participação da Embrapa e do Incaper, além de outras instituições, nesse processo”, disse Colnago.
Ele ainda lembrou que, nas montanhas do Espírito Santo, mais de 600 famílias são envolvidas com a produção de inhame, que também é cultivado nas regiões quentes do Estado.
O secretário de Agricultura de Marechal Floriano, Thiago Castro, deu as boas vindas aos participantes do evento e disse que o município está à disposição para que outros eventos como esse sejam realizados aqui. “Abraçamos e recebemos a todos, com muito carinho”.
Nuno Rodrigo Madeira, pesquisador da Embrapa Hortaliças, reconheceu a superioridade do inhame da qualidade São Bento, produzido em São Bento de Urânia, Alfredo Chaves. “É um produto espetacular, muito rico em vitaminas e nutrientes e adaptável a muitas regiões.”
Aureliano Nogueira da Costa, da SEAG, também ressaltou a importância do evento e frisou que, em Santa Maria de Jetibá, já existe a produção de inhame orgânico.
O deputado federal Evair de Melo lembrou que o inhame deveria fazer parte da alimentação dos atletas nas Olimpíadas 2016. “O Espírito Santo deveria ser o maior fornecedor de frutas e verduras para a Vila Olímpica, pois temos produtos de excelente qualidade nessa área. Com relação à agricultura, o Espírito Santo é o Brasil que dá certo.”
O superintendente do Ministério da Agricultura, Dimmy Barbosa, disse que a agricultura é a principal ferramenta de desenvolvimento no Estado. “Precisamos ajudar o produtor a produzir. Isso é o mais importante.”