sábado,
21 de dezembro de 2024

Geral

Venda Nova resgata receitas à base de café

Mais do que bebida, o café é um ingrediente que pode ser utilizado no preparo de diversas receitas. E a participação do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) na 17ª Festa do Café da Comunidade de São Roque, em Venda Nova do Imigrante, já virou tradição.

O curso de culinária do Café, com receitas elaboradas pela economista doméstica do Incaper Rita Zanúncio, faz sucesso no evento. Zanúncio utiliza o café produzido pelas famílias da comunidade na elaboração das mais variadas sobremesas, como bombom de café, brigadeiro de café no copinho (veja a receita ao final deste texto), torta de chocolate com café, bolo de café, mousse de café com doce de tangerina ponkan, pavê de café, pudim de café e pudim de café com chocolate.

Neste ano o foco principal do trabalho foi a apresentação dos produtos e o resgate de receitas. O objetivo foi melhorar a apresentação dos produtos acondicionando-os em embalagens adequadas a fim de garantir maior praticidade, conforto e rapidez para quem fosse servir, além de beneficiar os consumidores com maior higiene com o acondicionamento em potes tampados prontos para o transporte. Temas como a formação de preços e a elaboração da listagem de receitas também foram discutidos.

“Conversando com a Associação de Mulheres de São Roque tivemos o belo prazer de relembrar o trabalho de produção dos doces para as festas, que chegou a ser realizado na Fazenda Experimental do Incaper em Venda Nova. Depois, houve a adequação de área na própria comunidade, por meio de um projeto do Pronaf Infraestrutura, com doação de equipamentos e utensílios. Toda a produção era transportada para a comunidade de São Roque em carros da antiga Emcaper, hoje Incaper, e em caminhonetes dos familiares”, lembra Zanúncio.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Ministério Público solicita prorrogação de contratos de 4 mil servidores temporários em Cachoeiro

Geral

Projeto ‘Aprendendo com a chuva’ conclui ciclo com jovens da região serrana

Geral

Acidente entre dois carros deixa feridos em Soído de Baixo, Marechal Floriano

Geral

MPF recomenda que Creci do ES deixe de cobrar ‘custos de fiscalização’ de corretores de imóveis sem registro

Geral

1.625 empresas são bloqueadas no ES por falta de contabilista responsável

Geral

Detran alerta para golpe de falsas mensagens de notificação de penalidade enviadas para condutores do ES

Geral

Irmã do prefeito eleito de Cachoeiro, Helle’Nice Ferraço morre aos 88 anos

Geral

CPI ouve testemunhas de crime na Câmara de Marechal do acusado apontado como autor do enforcamento de um cachorro em Araguaia