Portal Notícia Capixaba.
O empresário, cantor e compositor Geronildo Sanson, popularmente conhecido como Sansão, nasceu em Castelo, no Sul do Estado, mas atualmente reside em Vargem Alta, região serrana, onde é proprietário da farmácia , um dos comércios mais tradicionais e conhecidos da cidade, tem uma história de sucesso com a música regional, e é conhecido em toda a região sul-capixaba, norte-fluminense e parte de Minas Gerais, devido à sua banda, a Chem-En-Em, mas principalmente por suas composições, a maior parte explorando o duplo sentido, com pitadas de humor, no ritmo do forró.
Vaidoso, Sansão não quis revelar a idade, mas sempre está arrumado em seu comércio, como se a qualquer hora fosse subir no palco e fazer um grande show. Ele disse que se veste assim porque se sente bem. “A música é a minha vida e vivo este sonho dia a dia, pois assim me sinto mais feliz”, contou.
Ao todo são 29 anos de carreira, com quatro Cd’s gravados, dezenas de composições e centenas de shows. Essa história de sucesso teve início em um concurso de música, em 1986, na comunidade de Pontões, zona rural de Castelo, vencido por Sansão e sua banda, com a música Roda Morena. Ali, também, a pedido da comunidade, foi o primeiro show de sua banda. Na época, o palco era na carroceria de um caminhão.
De lá para cá, a banda Chem-En-Em viveu dois grandes momentos, sendo o primeiro deles nos anos seguintes à primeira apresentação, em 1987 e 1988. Porém, após este período, com o surgimento de vários conjuntos, o grupo perdeu um pouco do espaço conquistado, mas a agenda de shows permaneceu lotada.
Mas o auge mesmo aconteceu em 1997, quando o Chem-En-Em gravou seu primeiro CD. O sucesso foi imediato. Todas as rádios do Sul do Estado tocavam músicas como Roda Morena, Aula de Acordeon e Antena Parabólica. Foi viral. Os shows começaram a acontecer em ritmo acelerado, agenda completamente lotada, e o sucesso do conjunto chegou a estados vizinhos como Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Baile com Chem-En-Em era garantia de casa cheia. E o sucesso rompeu barreiras. As músicas de Sansão chegaram até um dos propulsores do duplo sentido no país, o cantor e compositor Manhoso, autor de sucessos como “Só capim, canela” e “Tico Mia”. Hoje, amigos, Sansão e Manhoso fizeram uma parceria, e Manhoso acabou por gravar letras do compositor Sansão, entre elas: Antena Parabólica e Cama da Vovó, esta foi apresentada por Manhoso no Programa do Ratinho, no SBT.
Sansão disse que a inspiração para compor uma música pode surgir a qualquer hora. “Um bate- papo com amigos, uma história de clientes na farmácia, uma notícia na televisão, uma piada e, até mesmo, um sonho podem ser inspiração para uma composição”, conta Sansão, que, por muitas vezes, levantou de madrugada, pegou o violão ou a sanfona e ali, no seu quarto, na sala ou até mesmo na cozinha, fazia suas composições.
A maioria de suas músicas, Sansão compôs sozinho, mas, atualmente, ele tem feito em parceria com o também empresário e músico Netinho, proprietário da Luau Material de Construção, em Cachoeiro de Itapemirim, que também é um nome de destaque na música sul-capixaba, pois é ex-integrante da Banda Reza Forte (que marcou época nas décadas de 80 e 90) e do Musical Magia, na qual fazia parceria com Machadinho.
Atualmente, Sansão explica que está trabalhando na criação de quatro novas músicas, todas no estilo de duplo sentido. Ele preferiu, ainda, não falar sobre as novas letras, mas planeja o lançamento para breve. “Vem coisa boa por aí”, informou Sansão.
Shows na memória
Casa lotada era sinônimo de Baile do Chem-En-Em na época do seu auge. No entanto, Sansão tem na memória alguns shows, dos quais não consegue esquecer. Alguns deles aconteceram nos anos 80, em Castelo, na Casa da Amizade e no Purus Clube. Já no final da década de 90, outro show marcante foi realizado no Ita, a casa de shows que marcou época em Cachoeiro de Itapemirim e Sul do Estado, e que hoje não existe mais. “Foi um show daqueles… Tiveram que parar de vender ingresso, pois não cabia mais gente”, acrescenta.
Chem-En-Em
Atualmente, a Banda Chem-En-Em tem oito integrantes, sem contar o pessoal da produção. Sansão, além de ser um dos vocalistas do conjunto, também é proprietário do grupo. Seu sócio é Ronaldo “Coelho”, desde a fundação, há 29 anos.