Redação.
A Prefeitura de Vargem Alta, está realizando ações preventivas para combater ao mosquito da dengue, que também é responsável pela transmissão do Zika Vírus , chikungunya. Diversas cidades do Estado e do País estão vivendo uma forte epidemia dessas doenças, o que deixa o município das montanhas em alerta.
Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, os trabalhos estão sendo realizados em toda localidade do município, com o apoio das Secretarias de Obras, Serviços Urbanos e Interior e com a Secretaria de Turismo.
A Prefeitura informou que o setor de Vigilância Sanitária está preparando um treinamento específico para as Agentes de Saúde. “A Vigilância também reunirá a sociedade civil e organizada para passar informações sobre o combate ao mosquito, com o principal intuito de conscientizar a população sobre o seu papel fundamental na prevenção da proliferação do mosquito”, informou.
Pela primeira vez, no último mês de dezembro, o Município registrou casos de dengue autóctone, ocasião em que o paciente contraiu o vírus dentro do Município.
Segundo os profissionais da Vigilância Sanitária do Município, dos 57 casos de dengue notificados, em 2015, 12 foram confirmados. Desses, 6 pacientes contraíram o vírus fora de Vargem Alta e outros 6 contraíram o vírus na região da Sede do Município e do Distrito de Jaciguá.
O coordenador da Vigilância Sanitária, Potiguar Sant’Anna, explicou que após a confirmação de casos autóctones é realizado um procedimento de busca ativa nos locais onde possivelmente o paciente contraiu a doença e, em seguida, é realizado um bloqueio de caso, que consiste em um tratamento intensivo, em um raio de 300 metros do local.
A Vigilância Sanitária faz um alerta para que cada cidadão redobre a atenção com os cuidados básicos para a prevenção da proliferação do mosquito.