sexta-feira,
27 de dezembro de 2024

Geral

Vargem Alta: Ex-prefeito Elieser Rabello lança pré-candidatura pelo PMDB e diz que dificuldades serão grandes para próximo mandatário

Rael Sérgio/Notícia Capixaba/Jornal Espírito Santo de Fato

“Ex-prefeito tem condenações por improbidade, mas está apto a concorrer, segundo decisão judicial”.

O ex-prefeito de Vargem Alta, Elieser Rabello (PMDB), está apto para disputar as eleições deste ano. Decisão do juiz eleitoral Thiago Xavier Bento recusou pedido do Ministério Público para que o julgasse inelegível pela prática de atos de improbidade administrativa. O político qual foi condenado em primeira instância e segunda instância, recorreu, mas a perda dos direitos políticos foi desconsiderada pelo magistrado por não haver trânsito em julgado e nem decisão colegiada contra o político.

“A própria lei eleitoral diz que o candidato com ficha suja não pode ser candidato. Tenho conhecimento de quatro processos. Nenhum deles por corrupção. São coisas administrativas, feitas para o interesse do povo. Não tem dolo, não tem má-fé, nem dano ao erário. Tem condenação em primeira e segunda instância, mas a lei eleitoral é clara: não sou ficha suja”, garante Elieser.

A decisão judicial se refere à condenação sobre processo seletivo realizado, em que, segundo o ex-prefeito, o então secretário de Comunicação, e hoje vice-prefeito, Claudio Pazzeto, não publicou a data certa do certame. Pazzeto também é réu no processo. “Foi divulgado. Duas mil pessoas fizeram esse processo seletivo, mas, mesmo assim, estamos condenados”.

A definição que manteve limpa a ficha de Elieser, datada de 10 de março, pode mudar a configuração do quadro eleitoral no município serrano. O ex-prefeito tem forte recall, após dois mandatos consecutivos, entre 2005 e 2014, e pretende entrar na disputa pelo terceiro.

Segundo Elieser, a expectativa é de que o próximo prefeito receba as contas saneadas, do prefeito João Bosco Dias, a quem apoiou nas últimas eleições. Apesar disso, acredita que a situação será ainda mais complicada do que em de 2005, quando, recorda, assumiu com dívidas de R$ 5 milhões e quatro meses de salários do funcionalismo público atrasado.

“Naquele ano, a gente tinha expectativa de crescer. De aumentar a arrecadação. Agora, essa expectativa é pequena. Em virtude da crise mundial, federal e estadual”.

Diante das dificuldades, a intenção de voltar à Prefeitura, segundo o político, é justificada pelo propósito de implantar gestão “técnica, firme e participativa”, envolvendo a comunidade e os políticos. Segundo Elieser, será preciso buscar apoio dentro e fora do município, seja no governo do Estado ou Federal.

Para chegar a seu intento, planeja fazer uma aliança mais ampla possível. “Mas sem negociar cargos”, frisa. Ele faz analogia entre as dificuldades no Brasil, com o processo de impedimento da presidente Dilma Rousseff e a realidade local. “A divisão em cenário nacional tem atrapalhado muito a economia do Brasil. Então, quanto mais unidos nós estivermos, mais fácil será sair da crise em Vargem Alta”.

Apesar de ter colaborado para a eleição do atual prefeito, Elieser diz que, caso seja candidato e se eleja, não fará governo de continuidade. “Acabou um governo, começa outro. Cada gestão é uma gestão”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Cesta Natalina beneficia mil famílias em Piúma

Geral

Chuva forte derruba ponte e causa queda de barreiras em Afonso Cláudio

Geral

Ministério Público solicita prorrogação de contratos de 4 mil servidores temporários em Cachoeiro

Geral

Projeto ‘Aprendendo com a chuva’ conclui ciclo com jovens da região serrana

Geral

Acidente entre dois carros deixa feridos em Soído de Baixo, Marechal Floriano

Geral

MPF recomenda que Creci do ES deixe de cobrar ‘custos de fiscalização’ de corretores de imóveis sem registro

Geral

1.625 empresas são bloqueadas no ES por falta de contabilista responsável

Geral

Detran alerta para golpe de falsas mensagens de notificação de penalidade enviadas para condutores do ES