Rael Sérgio/Notícia Capixaba.
A operadora Vivo tem sido alvo de reclamação por usuários dos serviços de telefonia móvel no distrito de Santa Maria, Marechal Floriano. De acordo com informações de comerciantes que usam o serviço para se comunicar com clientes e fornecedores a falta de sinal tem causado prejuízo para todos.
A torre de transmissão do sinal da operadora Vivo foi instalada no distrito de Araguaia, no início do mês de novembro, e a localidade faz divisa com Santa Maria, e a torre fica entre 3 a 8 km do distrito. Porém, devido à instalação da nova torre, o sinal piorou e tem ficado com pouco sinal em alguns locais, prejudicado com frequência, causando insatisfação dos clientes usuários.
Situação semelhante vem acontecendo em outros distritos da Região Serrana do Estado, causando também prejuízo aos agricultores rurais que precisam deste serviço.
O comerciante de Santa Maria, José Ernane Stein, 54 anos, reclama da falta de sinal, e também de internet na localidade. Segundo ele, o problema piorou depois que foi inaugurada a torre de transmissão no distrito de Araguaia.
“Nós lamentamos, pois tínhamos expectativas que o sinal iria melhorar, porém, piorou. Na minha opinião a torre foi instalada num local errado. Porque outras localidades vizinhas estão com os mesmos problemas”, disse o comerciante.
Sem acessar a rede, Ernane explicou que vários serviços da sua empresa acabam sendo prejudicados. “São pedidos, pagamentos bancários, e principalmente a máquina de cartão de crédito e débito que depende do sinal transmitido pela mesma antena. Com isso tem causado aborrecimentos entre clientes que se queixam, inclusive, de prejuízos, já que, com o sinal fraco, fica difícil – e às vezes impossível – efetuar o pagamento de uma compra”, contou.
Ele disse ainda que os comerciantes que dependem do sinal de celular nas máquinas de cartão improvisam. Muitas vezes é preciso sair do estabelecimento para fazer a transação. Apesar disso, muitas das vezes não dá certo.
A assessoria de imprensa da Vivo foi objetiva, e informou que a empresa só garante o sinal nas localidades onde foram instaladas as torres de transmissão. Eles informaram ainda que o projeto “Comunicação no Campo”, realizado em parceria com o Governo do Estado prevê cobertura móvel somente nos distritos onde estão instaladas as torres, incluindo Araguaia, e não nas localidades vizinhas.