sexta-feira,
03 de janeiro de 2025

Geral

Usuário agora conta com mais rigor na hora de emplacar seu veículo no ES

Foto: Detran

 

Redação

 

Há um mês algumas mudanças nos processos de emplacamento foram implantadas no estado, com o objetivo de estabelecer rotinas mais seguras, visto a necessidade de adequação dos procedimentos operacionais para combater a ação de intermediários e do comércio ilegal.

 

Agora o fornecimento da placa veicular é direto ao consumidor, trazendo mais comodidade, sem custos adicionais e obedecendo as regras de preço estipuladas pelo órgão administrativo.

 

É importante ressaltar que o preço atual da placa, que custa R$ 175,00 (cento e setenta e cinco reais) o par, está abaixo do preço comercializado no mercado antes da publicação da portaria e ainda mais baixo do que em outros estados.

 

Para garantir a plena execução dos requisitos técnicos para atender a nova Instrução de Serviços, estão sendo realizadas novas validações sistêmicas dos fornecedores, certificando que o novo processo de emplacamento trará toda a segurança que motivou essa mudança nas regras.

 

De forma evitar que estas novas rotinas afetarão o bolso do cidadão, foram propostos na IS os valores máximos dos emplacamentos, garantindo que o preço pago pelos usuários seja ainda menor que o anterior.

 

Essas medidas também visam combater a ação de intermediários, o que causa uma série de problemas e prejuízos principalmente para o usuário, por isso necessidade de um controle e fiscalização mais rígida, por parte do órgão, nas etapas desse serviço. As alterações visam coibir essa prática e minimizar os danos causados ao cidadão.

 

Uma das etapas, por exemplo é a foto da placa instalada no seu veículo, que agora possui uma validação do modelo e da cor, possibilitando a checagem dos dados com os registros oficiais. A imagem arquivada possibilita a futura inspeção entre o QR code e o alfanumérico, assim é possível checar se os dados coincidem com os registros oficiais.

 

Também foram estabelecidas mudanças como a disponibilização de meios de pagamentos digitais e rastreáveis, faturamento automático após o pagamento e o envio de nota fiscal eletrônica via SMS ou e-mail direto ao cidadão, focando no combate à sonegação.

 

Todos os processos tecnológicos garantem que somente o veículo autorizado seja emplacado. Sendo que todas essas rotinas e adequações estão sendo fiscalizadas pelo DETRAN-ES através de integração sistêmica de maneira segura e automática.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Cesta Natalina beneficia mil famílias em Piúma

Geral

Chuva forte derruba ponte e causa queda de barreiras em Afonso Cláudio

Geral

Ministério Público solicita prorrogação de contratos de 4 mil servidores temporários em Cachoeiro

Geral

Projeto ‘Aprendendo com a chuva’ conclui ciclo com jovens da região serrana

Geral

Acidente entre dois carros deixa feridos em Soído de Baixo, Marechal Floriano

Geral

MPF recomenda que Creci do ES deixe de cobrar ‘custos de fiscalização’ de corretores de imóveis sem registro

Geral

1.625 empresas são bloqueadas no ES por falta de contabilista responsável

Geral

Detran alerta para golpe de falsas mensagens de notificação de penalidade enviadas para condutores do ES