sexta-feira,
27 de dezembro de 2024

Geral

Tribunal de Contas quer saber ações das prefeituras para evitar aglomerações e medidas adotadas para o Carnaval

Redação

 

As 78 prefeituras capixabas receberam nesta segunda-feira (1º) um questionário do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) para checar o que está sendo planejado pelas administrações municipais para evitar aglomerações. Com a proximidade do Carnaval, a Corte solicita informações específicas sobre o período, além da estrutura dos municípios para conter aglomerações durante toda a pandemia. O objetivo da ação é fiscalizar se o poder público está cumprido e fazendo cumprir as normas sanitárias, garantindo a adoção de medidas para preservação da saúde e da vida frente ao novo coronavírus.

 

Ao todo, são 24 perguntas que deverão ser respondidas ao TCE-ES, sendo três específicas sobre o Carnaval. As administrações terão que responder à Corte se foi proibido o desfile de blocos de rua; se realizou campanhas de conscientização para evitar aglomerações; e, ainda, a capacidade para fiscalizar o cumprimento dos protocolos sanitários em estabelecimentos públicos e privados, como número de equipes e de veículos; e se possui canais de comunicação específicos para o recebimento de denúncias relativas à ocorrência de aglomerações.

 

Os prefeitos também foram questionados sobre as ações já realizadas entre julho e dezembro de 2020, quantas foram, quais estabelecimentos foram fiscalizados e o quantitativo de ações ou sanções aplicadas quando aglomerações foram identificadas.

 

Após receber os dados, eles serão analisados pela equipe técnica do TCE-ES sob dois aspectos: se existem oportunidades de melhoria nas ações, do ponto de vista da eficiência e da efetividade, ou se está ocorrendo alguma ilegalidade. No primeiro caso, o Tribunal pode expedir recomendações. No segundo caso, o gestor pode ser notificado a cumprir a lei ou até mesmo ser alvo de alguma sanção.

 

TCE contra Covid

 

A ação faz parte das diretrizes de atuação estabelecidas pela Corte em 2021 para a fiscalização do trabalho realizado pelo Estado e municípios no enfrentamento à Covid-19. Na última semana a Corte enviou o primeiro questionário para fiscalizar o plano de imunização. Foram solicitadas informações como calendário, logística, capacidade de armazenamento, insumos e capacidade de profissionais para atuar na aplicação da vacina contra a Covid-19.

 

Ainda esta semana, a previsão é que seja enviado o terceiro instrumento, relacionado a questões da Educação e volta às aulas. O TCE-ES irá agir na fiscalização da retomada e continuidade da educação (ensino fundamental e médio), seja no modelo presencial, a distância ou híbrido, além de verificar as medidas protetivas a serem adotadas para profissionais e alunos, inclusive quanto às condições do transporte escolar. A decisão do retorno presencial é exclusiva dos gestores municipais, mas o TCE-ES estará atento para a garantia ao acesso e qualidade de ensino para os capixabas. Em todos os casos, serão avaliadas as adequações curriculares e da carga horária obrigatória.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Cesta Natalina beneficia mil famílias em Piúma

Geral

Chuva forte derruba ponte e causa queda de barreiras em Afonso Cláudio

Geral

Ministério Público solicita prorrogação de contratos de 4 mil servidores temporários em Cachoeiro

Geral

Projeto ‘Aprendendo com a chuva’ conclui ciclo com jovens da região serrana

Geral

Acidente entre dois carros deixa feridos em Soído de Baixo, Marechal Floriano

Geral

MPF recomenda que Creci do ES deixe de cobrar ‘custos de fiscalização’ de corretores de imóveis sem registro

Geral

1.625 empresas são bloqueadas no ES por falta de contabilista responsável

Geral

Detran alerta para golpe de falsas mensagens de notificação de penalidade enviadas para condutores do ES