domingo,
05 de janeiro de 2025

Turismo

Torta de palmito: uma receita de séculos na mesa dos alfredenses

Foto: PAC/Secom

 

A culinária capixaba conta com uma vasta opção de pratos típicos, resultado da nossa herança cultural, trazida pelos colonizadores europeus, índios e africanos.

 

Um exemplo é a torta capixaba de palmito, que em Alfredo Chaves não poderia ser diferente. Evidente na Semana Santa, período em que boa parte dos cristãos ficam em abstinência de carne vermelha, o sacrifício acaba sendo compensado pela tradição de apreciar a torta capixaba. O prato é praticamente obrigatório na mesa de todas as famílias alfredenses.

 

Quem entende da receita que está na família desde a bisavó; é a servidora pública, Magda Escandiani. Ela afirma que é o 4º ano recebendo encomendas. Desde então, a alfresense prendada  se organiza no final de semana que antecede a Páscoa, para preparar os pedidos dos clientes que são vizinhos, amigos e colegas de trabalho.

 

“Gosto muito de cozinhar e fazer diversos tipos de receitas. Então resolvi unir o útil ao agradável para fazer uma renda extra e complementar o orçamento familiar. Acredito que meus clientes ficam satisfeitos, porque sempre voltam a encomendar”, comemorou.

 

Foto: PAC/Secom

Magda disse ainda que as tortas mais pedidas são as de palmito com bacalhau, porém também atende a outros recheios, conforme o gosto, como por exemplo, frutos do mar. A média de preço é de R$ 50,00 o quilo.

 

Segundo o Secretário de Turismo e Cultura do município, Fernando Volponi, por ocasião da Semana Santa, a típica torta de palmito é mesmo o prato tradicional da época, em Alfredo Chaves. “Ela é feita em todas as casas, porém, independente do credo religioso, a tradição secular sempre fala mais alto.

 

Veja a receita: 

 

Ingredientes

– 500g de palmito cozido e exprimido

– 400g bacalhau desfiado e dessalgado

– 09 avos

– Uma Cebola, quatro dentes de alho,

– Azeite, azeitona, coentro, cebolinha verde, salsa,

 – Sal a gosto;

Modo de Preparo

 

Reforgue o palpito e o bacalhau com o alho, a cebola picada e o azeite. Misture tudo e meixa sempre para não queimar. Deixe no fogo por 10 minutos. Depois bata 4 ovos, misture tudo e desligue o fogo.

 

Unte um refratário com azeite, coloque o preparo, decore com rodelas de cebolas e azeitonas e finalize com 5 cinco ovos batidos. Leve ao forno e asse por aproximadamente 40 minutos.  

 

Uma receita tem o rendimento para 06 pessoas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Turismo

Monte Aghá, cartão postal de Piúma pode virar rota turística e ser declarado patrimônio natural do ES

Turismo

Pedra Azul é segundo destino mais acolhedor do Brasil, segundo ranking

Turismo

Iema vistoria obras de construção da sede do Parque Estadual da Pedra Azul

Turismo

Famosas rotas turísticas podem se tornar oficiais

Turismo

Confira as cachoeiras imperdíveis do Espírito Santo

Turismo

Pedra Azul está no Top 10 dos destinos mais acolhedores do Brasil

Turismo

Rota Azul deve fomentar turismo nas montanhas

Turismo

Rota turística de Venda Nova receberá pavimentação