Os quatros principais dias da 43ª Festa da Banana e do Leite, em Alfredo Chaves, que ocorreram no último final de semana, foram regados com muita animação. A quantidade de visitantes superou as expectativas dos organizadores. Cerca de 35 mil pessoas passaram pela festa, segundo a Polícia Militar, e puderam curtir muita música e comidas típicas.
Nesta edição, a implantação de uma praça de alimentação foi elogiada por moradores e visitantes. É o caso da servidora Maria Lúcia Rodrigues, 49, moradora de Vila Velha. “Venho todos os anos e este superou em organização e animação. A praça de alimentação era o que faltava”, disse.
Um momento muito esperado pelos visitantes no evento foi a ‘Virada dos Tachos’, que aconteceu na tarde de domingo, reunindo uma multidão para ver o preparo de 300 kg de uma combinação perfeita: doce de banana e requeijão. A iniciativa é realizada pelo segundo ano consecutivo e já se tornou parte principal na programação da festa.
O show da dupla paranaense Thaeme e Thiago trouxe milhares de pessoas para a cidade. Além dos sertanejos, outros 23 shows animaram os quatro dias da Festa da Banana e do Leite. Os concursos de bananas e gado leiteiro, a feira distrital e da agricultura familiar foram outros ambientes que ficaram movimentados durante todo evento, expondo o que há de melhor nos quatro cantos do município.
Para o prefeito Roberto Fiorin, a edição 2015 da Festa da Banana e do Leite foi muito elogiada, em virtude da grande organização das pessoas envolvidas nas atividades da programação. “Alfredo Chaves está de parabéns por esta festa. Em especial as pessoas que trabalharam muitos dias antes e também durante a festa, deixando o local bem acolhedor, organizado e animado. Foi uma festa tranquila”, disse.
O secretário de Turismo e Cultura, Gabriel Fiorin, contabiliza os resultados da festa como positivos. “Acredito que foi uma grande festa. A praça de alimentação foi um importante investimento para tornar a nossa festa ainda mais bonita. Vimos que o alfredense está totalmente envolvido”.
Segundo o 1º sargento da Polícia Militar, Bento Zaquiel Tomazelli, responsável pelo comando da PM durante a festa, a tranquilidade e organização foram evidentes. “Tivemos um amplo reforço policial com homens e viaturas. Não houve nenhuma ocorrência grave. Pelo porte do evento, não tivemos 1% de pequenas ocorrências. Todos estão de parabéns”, conta.