A festa começa no próximo fim de semana e deve receber 40 mil visitantes durante os quatro dias de evento.
Muita música, atrações culturais, concurso e desfiles prometem animar a 25ª edição da Sommerfest, festa da imigração alemã, em Domingos Martins. O tradicional evento acontece entre os dias 30 de janeiro e 2 de fevereiro no centro da cidade, com a participação de grupos locais e nacionais, e espera reunir 40 mil pessoas durante os dias de festa. Durante a programação festiva haverá apresentação de bandas, grupos folclóricos e desfile cultural.
Com o tema “Lustig sein hei?t leben!” (Ser feliz é viver!), as celebrações em homenagem à cultura trazida pelos imigrantes alemães começam no dia 30 de janeiro, às 20h, com a escolha do rei e rainha da Sommerfest 2014. Os candidatos serão avaliados segundo os quesitos: postura, desenvoltura na passarela, capacidade de comunicação, beleza, simpatia e traje típico.
“A Sommerfest envolve uma trama de tradições, costumes, memória e lazer que são proporcionados pelas diversas atrações culturais que compõem o contexto festivo. O evento transforma práticas passadas em atrações e entretenimento, com a finalidade de entender qual a importância de elas integrarem a festa, bem como sua importância para o contexto municipal”, afirma o secretário municipal de Cultura e Turismo, Wellington Bleidorn.
Na Praça de Alimentação, montada no Espaço Cidade do Verde, os participantes da Sommerfest poderão degustar pratos da culinária alemã preparados especialmente para o evento. Serão cerca de 20 pratos doces e salgados para que moradores e turistas possam sentir o gostinho da Alemanha.
A Sommerfest 2014 é uma realização da Prefeitura Municipal de Domingos Martins e Montanhas Capixabas Convention Bureau, com apoio e patrocínio de diversas entidades. A festa foi criada para comemorar a chegada dos primeiros imigrantes alemães à região, ocorrida na Serra de Boa Vista, Colônia de Santa Isabel, em 27 de janeiro de 1847 – data que, em 2009, foi instituída como Dia do Colono Alemão no Espírito Santo.