Ana Paula Mill.
Mais de 20 estudantes cadastrados para entrar na Guarda Jovem de Marechal Floriano tiveram a aula inaugural no sábado, dia 28, na quadra de esportes da Escola Professor Nicolau Kröhling. O projeto é uma iniciativa da Associação de Resgate à Criança e ao Adolescente (ARCA).
Durante o evento, o responsável pelo projeto ARCA, Márcio Barcelos, explicou aos pais e aos alunos como funcionam as aulas e agradeceu a várias empresas que contribuem para que o programa continue. Este ano, em Marechal Floriano, são 70 estudantes inscritos. “Eu não tenho palavras para agradecer a tudo que essas empresas têm feito pelo projeto. Agradeço, também, aos pais, às escolas e à prefeitura por acreditarem e confiarem em nós.”
O conselheiro estadual de Direitos Humanos, Marcos Firmino, ressaltou que as crianças e os adolescentes são o nosso futuro. “É neles que devemos investir agora. E são projetos iguais a esse que nós devemos trabalhar. A criança está na família, está na escola e está no projeto. Por isso, não tem possibilidade de se desviar do caminho certo. Fico feliz por esse momento e quero dizer que vou levar o ARCA para Colatina também.”
O presidente da Associação Geral dos Policiais Militares e Bombeiros do Espírito Santo (AGEMPMBM-ES), Maxson Luiz da Conceição, também destacou a importância do programa. “Quero dizer que a Associação está de portas abertas para contribuir com o que for preciso para esse projeto”.
O vereador Cézar Tadeu Ronchi Júnior disse que dá todo o apoio para que o trabalho do Projeto ARCA possa continuar. “A Câmara de Marechal Floriano está à disposição de vocês”.
O jornalista Rael Sérgio das Neves abraçou a causa do projeto ARCA. “Eu abracei essa ideia. O que esse projeto faz é resgatar a família. A maioria dos pais quer que os filhos recebam, na escola, a educação que tem que ser dada dentro de casa. E é isso que esse projeto faz. Realiza um trabalho educativo maravilhoso com essas crianças e adolescentes. Vocês estão de parabéns, e eu fico muito orgulhoso de fazer parte disso tudo.
A secretária municipal de Educação, Adenilde Stein, falou sobre o respeito e o carinho com que Márcio Barcelos conduz o projeto. “A ARCA vem colaborar com a educação, o crescimento e o desenvolvimento de cada aluno que tem essa oportunidade. Podem contar com a Secretaria Municipal de Educação e Esportes para, na medida do possível, dar a ajuda necessária ao projeto. Que vocês possam colher bons frutos desse trabalho que estão realizando”.
O prefeito Lidiney Gobbi também acredita e apoia o trabalho do ARCA. “Vocês podem acreditar, bater no peito e dizer que vocês têm uma oportunidade. Essas pessoas que estão aqui, trabalhando no projeto ARCA, trabalham para fazer o bem para a sociedade”.
As aulas para os estudantes das escolas da Sede de Marechal começam nesta terça-feira (03) e acontecem todas as terças. Já para os alunos das escolas de Araguaia, Santa Maria e Victor Hugo começam no dia 05 de março e estão previstas para todas as quintas-feiras, no Centro de Agronegócios.
Serão três meses de trabalho com os alunos. A formatura da Guarda Jovem está prevista para o dia 04 de Julho de 2015.