O distrito de São Bento de Urânia, no interior de Alfredo Chaves, realizou no último domingo a 10ª edição da Festa do Inhame. Exposições de produtos típicos, shows, concurso do melhor inhame e moda de viola fizeram parte da programação.
O domingo da festa começou com missa, em seguida iniciou a exposição e comercialização de produtos da região. Participaram da exposição, 26 produtores. O concurso que elegeu o fruto de melhor qualidade, o produtor Elson Antônio De Nadai, faturou a primeira colocação, seguido de Dalcides Pinto e Virgílio Cebin.
Durante as festividades, os visitantes puderam apreciar diversos pratos a base de inhame e de outros produtos da região.
O prefeito de Alfredo Chaves, Roberto Fiorin, esteve presente e elogiou a organização da comunidade. “A festa foi bem organizada, parabenizo todos os produtores e colaboradores desse evento”, disse.
Maior Produtor de Inhame
São Bento de Urânia é considerado o maior produtor do tubérculo no Brasil, segundo o servidor do Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural (Incaper), Alciro Nazarino, a região tem uma área de 600 hectares e produção anual em torno de 25 mil toneladas. O produto é uma das principais fontes de renda para cerca de 600 famílias do distrito, que complementam ainda com legumes, verduras, uva e vinho. Já no município, cerca 35 mil toneladas de inhame são produzidos anualmente em uma área de 800 ha.
Segundo o agricultor Ângelo Pianzoli, 51, a festa é uma grande oportunidade para os produtores apresentarem o inhame, inclusive a espécie São Bento, descoberto na região pelo produtor Jair Pianzola, 60, em 1989.
O cultivo na região é familiar e garante um forte indicador na economia dessas famílias. De acordo com o secretário de Agricultura, Antonio Carlos Petri, o fruto tem grande aproveitamento, as sobras são reaproveitadas para alimentação dos animais e replante.
Durante a festa foram premiados os produtores que se destacaram em produção e qualidade, avaliados pelo Incaper. Participaram 48 agricultores.
VENCEDORES CONCURSO DE INHAME
Qualidade
1º lugar – Elson Antônio De Nadai
2º lugar – Dalcides Pinto
3º lugar – Virgílio Cebin