quarta-feira,
05 de fevereiro de 2025

Cultura

São Bento de Urânia celebrou tradição e sucesso da 59ª Festa da Uva e do Vinho

“A produção local foi um dos grandes destaques da festa, com cerca de 2 mil quilos de uvas sendo comercializados, além de vinhos artesanais, frutas e verduras cultivadas pelos agricultores da região. Produtos típicos como inhame e batata baroa também foram bastante procurados pelos visitantes”.

Redação

A 59ª Festa da Uva e do Vinho, realizada ontem (02) no distrito de São Bento de Urânia, no interior de Alfredo Chaves, foi um grande sucesso e reuniu muitos visitantes que prestigiaram a rica cultura e a produção agrícola local. Com uma programação diversificada, o evento contou com apresentações culturais e musicais, incluindo dança italiana, além da tradicional bênção das uvas, que marcou o início das festividades.

A produção local foi um dos grandes destaques da festa, com cerca de 2 mil quilos de uvas sendo comercializados, além de vinhos artesanais, frutas e verduras cultivadas pelos agricultores da região. Produtos típicos como inhame e batata baroa também foram bastante procurados pelos visitantes.

O tradicional churrascão a quilo atraiu um grande público, e o almoço comunitário, servido a R$ 20 por pessoa, recebeu muitos elogios pela qualidade e sabor. No cardápio, pratos típicos como arroz, feijão tropeiro, frango, macarrão, inhame, batata e salada fizeram sucesso entre os presentes.

A hospitalidade da comunidade, que está situada a mais de 900 metros de altitude, foi um diferencial do evento, proporcionando um dia agradável para os visitantes. Além disso, o concurso de vinhos suaves e secos premiou os melhores produtores da região, reforçando a tradição e a qualidade da produção local.

Para o prefeito Hugo Luiz, o evento demonstrou a força e a importância da comunidade de São Bento de Urânia para o município e para a valorização das raízes culturais e agrícolas da região.

Com o apoio da Prefeitura de Alfredo Chaves, a Festa da Uva e do Vinho se consolidou como uma vitrine da agricultura familiar e da cultura dos descendentes de imigrantes italianos, mantendo viva uma tradição de quase seis décadas.

Concurso de Vinho:

Seco: 1º lugar – Jandir Gratieri / 2º lugar – Josemar Lacerda / 3º lugar – Eusom Antônio De nadai

Suave: 1º lugar – Eusom Antônio De nadai / 2º lugar – Jandir Gratieri  / 3º lugar – Josemar Lacerda

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Cultura

Festa Italemanha de Marechal poderá se tornar patrimônio do ES

Cultura

Gratidão, fé e cultura unem comunidade de Araguaya em torno de natal tradicional na vila italiana de Marechal Floriano

Cultura

Araguaya um pedacinho da Itália promove ‘Encontro da Cultura Italiana’ neste final de semana

Cultura

Projeto declara Festa da Polenta patrimônio em Venda Nova

Cultura

Academia Florianense de História, Artes e Letras realiza encontro entre acadêmicos

Cultura

Pico da Bandeira: descobrindo o gigante capixaba

Cultura

Biblioteca Viva’, da Câmara de Marechal Floriano, recebe Prêmio Inoves 2022

Cultura

Parque Estadual Pedra Azul completa 32 anos