sábado,
19 de abril de 2025

Cultura

Reunião da Secretaria de Estado da Cultura é realizada em Cachoeiro

Cachoeiro recebeu, na tarde desta sexta-feira, a segunda reunião do Gabinete Itinerante da Cultura, projeto da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). O evento foi realizado no Teatro Municipal Rubem Braga, e contou com a presença de gestores da área de cultura de sete municípios, bem como artistas e demais representantes do setor na região.

 

Durante o encontro, o secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha, discursou sobre ações e projetos da pasta para os próximos quatro anos. Entre as propostas apresentadas estiveram o Escritório Avançado e o ES Criativo, com ambientes de assessoramento a gestores públicos e artistas, a Caravana Cultura Conecta, com séries de eventos de dois dias em cinco macrorregiões, e o Comitê + Cultura, para atração de investimentos privados.

 

Também ocorreram apresentações da secretária municipal de Cultura e Turismo de Cachoeiro, Fernanda Martins, e do secretário de Cultura de Santa Tereza, Marcelo Anacleto, que falaram sobre as experiências de seus respectivos municípios na área cultural.

 

A Secretaria de Cultura e Turismo de Cachoeiro (Semcult) também participou da primeira reunião do Gabinete Itinerante, realizada na semana passada, em Conceição da Barra.

 

"As políticas públicas para cultura no Espírito Santo só têm a ganhar com o intercâmbio de experiências entre os municípios e a presença da Secult em todas as regiões. Cachoeiro se orgulha de participar ativamente desse projeto, mostrando as nossas ações e recebendo a reunião como representante do sul do estado", a firmou a secretária Fernanda Martins.

 

"O Gabinete Itinerante é uma importante ferramenta de diálogo do governo do Estado e dos municípios entre si. Aqui, em Cachoeiro, temos a presença de nove municípios aprendendo uns com os outros. A experiência de Santa Teresa, que veio representando a região metropolitana, é muito inspiradora. Pela Cultura, o município conseguiu incentivar o turismo com um olhar para a economia criativa e a cultura da região", destacou o secretário Fabrício Noronha.

 

Reunião com prefeito

 

No mesmo dia, pela manhã, representantes da Secult e da Semcult realizaram uma reunião no gabinete do prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho. Na ocasião, foram expostas as diretrizes para políticas públicas de cultura no estado e em Cachoeiro, além da possibilidade de investimento estadual em equipamentos públicos do município.

 

"Essa proximidade da Secretaria de Estado da Cultura com os artistas da nossa região reforça não só o interesse do governo estadual em apoiar o segmento, mas, também, o potencial da nossa região. Cachoeiro foi escolhido para este bate-papo importante e nós nos orgulhamos disso. Espero que este seja só o primeiro de muitos diálogos e conquistas”, saudou o prefeito Victor Coelho – Secom/PMCI

Também no Teatro Rubem Braga, à noite, o encontro da Secult se estendeu com pequenas apresentações culturais abertas ao público.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Cultura

Alfredense participa de livro que homenageia mulheres escritoras

Cultura

Professora alfredense lança primeiro livro e destaca comunidade onde vive

Cultura

Alfredo Chaves marca presença na 8ª edição do Dia Nacional do Imigrante Italiano

Cultura

São Bento de Urânia celebrou tradição e sucesso da 59ª Festa da Uva e do Vinho

Cultura

Festa Italemanha de Marechal poderá se tornar patrimônio do ES

Cultura

Gratidão, fé e cultura unem comunidade de Araguaya em torno de natal tradicional na vila italiana de Marechal Floriano

Cultura

Araguaya um pedacinho da Itália promove ‘Encontro da Cultura Italiana’ neste final de semana

Cultura

Projeto declara Festa da Polenta patrimônio em Venda Nova