sábado,
21 de dezembro de 2024

Geral

Proteção à Criança e ao Adolescente foram tema de audiência pública em Marechal Floriano

Ana Paula Mill.

Uma audiência pública para tratar de assuntos relacionados à Proteção da Criança e do Adolescente foi realizada às 19 horas desta quarta-feira (06), em Marechal Floriano. A sessão foi proposta pela Câmara Municipal de Marechal Floriano e pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos. No plenário da Câmara foram discutidos temas como maus-tratos, exploração sexual de crianças e também a relação com as drogas.

A sessão foi aberta pelo presidente da Câmara, João Cabral. Ele ressaltou que o tema é muito preocupante. “A coisa está tão complicada, que às vezes, o pai ou a mãe chega a ir à delegacia para pedir que o filho seja preso, porque prefere ver o filho preso que morto. Acredito que a base disso tudo é familiar. O primeiro exemplo da criança tem que vir de dentro de casa. Eu acredito que podemos fazer um bom trabalho em Marechal Floriano. É só a gente se unir e trabalhar.”

O vereador Cezar Ronchi, que propôs a audiência, também destacou a importância do momento. “Essa é a primeira audiência pública, na história de Marechal Floriano, para tratar desse assunto. Espero que uma semente tenha sido plantada aqui”. Foi dele o projeto de Lei que instituiu, em 18 de Julho de 2013, a Semana Municipal de Proteção à Criança e ao Adolescente.

O prefeito Lidiney Gobbi frisou o quanto é triste ver crianças desprotegidas, sendo exploradas por adultos. “A gente vê, nas ruas, adultos que mandam as crianças pedir dinheiro, entregar drogas e fazerem até coisas piores. Imagine que futuro tem uma criança dessas. A minha visão é de que todos os seguimentos têm que dar as mãos. Começando desde pequenas, é que essas crianças vão fazer a diferença”.

O presidente do Projeto Arca – Guarda Jovem, o cabo da Polícia Militar Márcio Barcelos, afirmou que a prevenção é a melhor solução. “A prevenção é a forma mais barata para amenizar esse tipo de problema. Hoje, os pais estão com medo de impor limites aos seus filhos. Mas o limite tem que ser imposto com amor e carinho. Se o Brasil parasse para pensar, deixava de fazer tantas leis de repressão e começava a trabalhar com a prevenção.”

O jornalista Rael Sérgio das Neves, do jornal online Notícia Capixaba e correspondente do Jornal A Tribuna, também falou sobre o aumento de todo o tipo de violência. “A cada dia que passa, a violência aumenta. Hoje, temos que educar os pais. Tem que pegar pela raiz e corrigir dentro de casa. Quanto mais reuniões forem feitas e quanto mais se falar na proteção à criança, maior a prevenção.”

O soldado Usálio Piveta informou que o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) chegou a Marechal Floriano em 2010. A equipe é formada por capitão Almeida, cabo Cristina, soldado Schineider e soldado Piveta. Hoje, 100% dos alunos do 5º e do 7º ano das redes pública e particular são atendidos pelo Proerd. “Até hoje, já foram 2,7 mil crianças atendidas em Marechal Floriano, em apenas quatro anos”.

A secretária Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Iracema de Paula de Lima Freitas trouxe dados importantes sobre o abuso sexual de crianças e adolescentes, que ocorrem em Marechal Floriano. Nas situações em que as vítimas são levadas para a casa-abrigo, 99 % dos casos envolve o abuso sexual. Desses, em 95% tem o envolvimento de parentes como pai, padrasto e irmão. E 85% desses casos são registrados no interior do município.

“O abusador fica solto, e a criança presa na casa-abrigo. Os nossos casos são assustadores. E tem um problema que maior ainda: a sequela psicológica. Essas são as piores possíveis. Esse é um problema de toda a nossa sociedade, de todas as famílias de marechal Floriano. Foram feitas palestras sobre o assunto em todas as escolas do município. Muitas crianças não tinham conhecimento do assunto porque os pais não falam nisso em casa. Mas, tratando disso na escola, a criança já fica atenta aos sinais do abusador”, alertou.

O último palestrante da noite foi o Doutor e professor de Serviço Social da Emescam, Bruno de Souza Toledo. Ele lembrou que existem várias formas de exploração sexual de crianças e adolescentes como o tráfico sexual, o turismo sexual e a exploração por meio de vídeos e fotos.

“Mas existe um ponto em comum em todas essas formas de violência. Continuamos a ver crianças e adolescentes como objetos para os adultos. Qualquer relação que se tenha com criança e adolescente deve-se levar em consideração que eles são seres humanos, que têm vontades. Crianças e adolescentes precisam de cuidados especiais. Precisamos pensar em redes de proteção para essas crianças. É responsabilidade da família cuidar das crianças, desde que tenha condições para isso. Se não, ela passa a ser uma ameaça para as crianças e adolescentes”, finalizou Bruno Toledo.

A ausência de representantes do Conselho Tutelar de Marechal Floriano e também do Poder Judiciário foi sentida pelos participantes da audiência pública. Professores, funcionários da prefeitura e da Assistência Social, secretários municipais, vereadores, crianças e a comunidade em geral participaram do ciclo de palestras, que terminou pouco antes das 23 horas.

 

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Ministério Público solicita prorrogação de contratos de 4 mil servidores temporários em Cachoeiro

Geral

Projeto ‘Aprendendo com a chuva’ conclui ciclo com jovens da região serrana

Geral

Acidente entre dois carros deixa feridos em Soído de Baixo, Marechal Floriano

Geral

MPF recomenda que Creci do ES deixe de cobrar ‘custos de fiscalização’ de corretores de imóveis sem registro

Geral

1.625 empresas são bloqueadas no ES por falta de contabilista responsável

Geral

Detran alerta para golpe de falsas mensagens de notificação de penalidade enviadas para condutores do ES

Geral

Irmã do prefeito eleito de Cachoeiro, Helle’Nice Ferraço morre aos 88 anos

Geral

CPI ouve testemunhas de crime na Câmara de Marechal do acusado apontado como autor do enforcamento de um cachorro em Araguaia