sexta-feira,
27 de dezembro de 2024

Geral

Programa permanente de vacinação contra brucelose bovina em Domingos Martins

Oferecer assistência técnica do produtor rural. Com este objetivo, a Secretaria de Desenvolvimento Rural de Domingos Martins mantém uma série de programas de atendimento ao homem do campo, desde os cuidados mais simples com a lavoura até a prevenção de doenças e pragas.

Um dos programas oferecidos gratuitamente é o de Controle e Erradicação da Brucelose Bovina, uma parceria com o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Espírito Santo- IDAF e o Sindicato Rural de Domingos Martins. Implantado em 2010, o programa atende a cerda de 600 propriedades que têm entre suas atividades, a produção de leite.

“Hoje conseguimos ofertar ao produtor um serviço técnico de qualidade, que resulta no desenvolvimento e no fortalecimento da nossa atividade agrícola”, pontua o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Darci Shaefer.

Uma das propriedades atendidas é a do agricultor Horaldo Haese, da comunidade Fazenda do Café, em Paraju. Dedicando-se a atividade leiteira desde os anos 80, o produtor decidiu em 2009 transformar a produção de leite na principal fonte de renda da propriedade.

Com a assistência técnica desde então, o produtor adotou novas práticas que possibilitaram o ganho de produtividade. Além da vacinação do rebanho, a área de alimentação dos animais foi reestruturada com a inserção de piquetes rotacionados compostos de gramíneas de alto valor proteico, adubação e irrigação das pastagens e a melhoria genética do plantel por meio de inseminação artificial.

Hoje a produção de leite totaliza 140 litros diários, destinados a fabricação de queijos comercializados no mercado local, mas o produtor tem planos para ampliar o negócio. “Estamos com uma boa média de produção e esperançosos quanto à atividade. Acabamos de vacinar mais algumas bezerras que ampliarão a produção diária para 400 litros”.

Os produtores interessados nos programas ofertados pela prefeitura devem entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Rural e solicitar a visita técnica. Já na propriedade, o profissional faz o cadastramento e aplica a vacina, de uma única dose. Informações pelo telefone (27) 3268-1814.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Cesta Natalina beneficia mil famílias em Piúma

Geral

Chuva forte derruba ponte e causa queda de barreiras em Afonso Cláudio

Geral

Ministério Público solicita prorrogação de contratos de 4 mil servidores temporários em Cachoeiro

Geral

Projeto ‘Aprendendo com a chuva’ conclui ciclo com jovens da região serrana

Geral

Acidente entre dois carros deixa feridos em Soído de Baixo, Marechal Floriano

Geral

MPF recomenda que Creci do ES deixe de cobrar ‘custos de fiscalização’ de corretores de imóveis sem registro

Geral

1.625 empresas são bloqueadas no ES por falta de contabilista responsável

Geral

Detran alerta para golpe de falsas mensagens de notificação de penalidade enviadas para condutores do ES