Cerca de 230 profissionais que atuam na Educação de Marechal Floriano participaram de um curso de capacitação oferecido nesta semana. Professores, coordenadores, diretores e pedagogos estão entre os que participaram das palestras, realizadas no auditório da Secretaria Municipal de Educação e Esportes.
O curso começou na quarta-feira (03), com professores da Educação Infantil. Na quinta (04), foi a vez dos professores que atuam no Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano). Já na sexta-feira (06), participaram os profissionais que atuam no Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano).
O objetivo da capacitação é levar aos profissionais da Educação a informação do trabalho em rede, que envolve as secretarias municipais de Educação e Esportes, Assistência Social e Direitos Humanos e Saúde.
“Estamos levando ao conhecimento dos nossos profissionais o trabalho conjunto que temos realizado entre as três secretarias, além da socialização dos projetos e programas desenvolvidos no município”, destacou a secretária de Educação, Adenilde Stein Silva.
Além disso, também foi feita a abordagem sobre a implantação do currículo que foi elaborado durante a formação em Educação do Campo, no ano de 2015. “Esse currículo foi elaborado por professores, pedagogos e coordenadores, durante curso de formação, no ano passado. Agora, já está em fase de implantação para ser trabalhado, nas nossas escolas, neste ano.
A gerente de Políticas Sociais e Direitos Humanos de Marechal Floriano, Lucinéia Iglesias, falou sobre o funcionamento e a importância do Conselho Tutelar. Os profissionais da Educação receberam orientações sobre quando as escolas devem acionar o conselho.
A secretária de Saúde, Maria Aparecida Trarbach, falou sobre as campanhas de saúde que serão desenvolvidas nas escolas. Uma delas será a da identificação do tracoma, que é uma doença inflamatória dos olhos, causada por bactéria.
Profissionais que integram o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) também passaram várias informações e esclareceram dúvidas levantadas pelos participantes.
Merendeiras
As merendeiras da rede municipal de Marechal Floriano também passaram por capacitação. Elas fizeram o curso de Prevenção a Acidentes, ministrado no auditório do 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros.
Elas receberam informações sobre equipamentos de segurança que devem ser utilizados em uma cozinha escolar e também tiveram aula prática de como devem proceder com uma botija de gás em chamas.
O prefeito Lidiney Gobbi falou sobre a importância das merendeiras nas escolas municipais. “Vocês fazem um trabalho muito bonito e muito importante para os nossos alunos”, frisou.