Cerca de 300 professores da Rede Municipal de Ensino de Marechal Floriano participaram da terceira etapa do curso de Capacitação em Educação do Campo, na manhã desta quinta-feira (29). O encontro aconteceu na quadra de esportes da EMEF Professor Nicolau Kröhling, em Santa Maria de Marechal.
As aulas foram ministradas pela professora Dra. Janinha Gerke de Jesus. O tema do seminário foi “Currículo e Avaliação”. O assunto abordado na palestra foi “Poder e Conhecimento: A constituição do saber pedagógico”.
Na cerimônia de abertura do seminário, a secretária municipal de Educação e Esporte, Adenilde Stein, lembrou da importância da formação do professor. “ Quero agradecer e reconhecer todo o trabalho de vocês em mais essa capacitação. A formação do professor não é uma obrigação. Ela é um direito. A legislação ampara e fala do direito do professor à formação continuada. Somos lutadores e educadores por vocação. Temos muitas discussões, mas conquistamos vários avanços na questão da valorização do professor. Sabemos que o dia a dia de vocês é muito difícil, mas reconhecemos que vocês fazem tudo com muito amor e com muita competência”, destacou a secretária.
O prefeito Lidiney Gobbi frisou que é importantíssima a qualificação do professor e dos profissionais ligados à Educação do Campo. “A conscientização começa pela escola, com as crianças. Quando a educação estiver à frente de todas as outras coisas, o Brasil vai se desenvolver. É um desafio trabalharmos juntos e vestirmos a camisa da Educação.”
O seminário teve, ainda, a apresentação cultural dos alunos do projeto Mais Educação, desenvolvido na Escola Sitio Rupf. O professor Jocimar e os alunos Paulo Henrique, Sabrina, Maria Eduarda, Carolaine, Taíssa e Renan , que fazem parte da oficina de violão, tocaram e cantaram para em homenagem aos professores. Além disso, acompanharam, com um fundo musical belíssimo, a escritora e pedagoga Sandra Helena Klein Bertollo, que escreveu e declamou o poema “O Ser Humano e Suas Relações Sociais”.
Ao final da palestra, a professora Janinha fez a dinâmica de grupo com o girassol, símbolo da Educação do Campo, e exibiu um vídeo motivacional que emocionou a todos. “Nós precisamos formar alunos que convivam bem. Conscientizar leva tempo, requer conversa, dá trabalho. A Educação do Campo é um projeto de transformação da Educação brasileira”, finalizou.