Ana Paula Mill/Notícia Capixaba.
Um professor da Universidade de Geissen, na Alemanha, e um professor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) participaram de uma reunião no Centro de Agronegócios e visitaram três propriedades da região de Santa Maria, em Marechal Floriano. O objetivo da visita técnica foi observar a maneira como os produtores rurais plantam, principalmente o café, associado a outras culturas, como a banana da terra e o eucalipto.
Além disso, existe uma grande possibilidade de intercâmbio entre filhos de produtores rurais de Marechal Floriano e a Universidade de Geissen, na Alemanha.
O que mais chamou a atenção do professor alemão Joachim Born, segundo o secretário de agricultura, Ubaldino Saraiva, foi a preservação ambiental da região.
“Os professores puderam ver todo o funcionamento das propriedades, principalmente as que lidam com o café, e as culturas associadas. Eles viram tudo o que é produzido, de que forma, e a diversidade das culturas. Além disso, elogiaram bastante a preservação do meio ambiente no nosso município”, frisou o secretário.
Após uma breve reunião no auditório do Centro de Agronegócios – em que a secretária de Controle Interno, Aparecida Trarbach e o Secretário de Agricultura Ubaldino Saraiva mostraram aos professores alguns projetos desenvolvidos em propriedades rurais da região – a comitiva seguiu para a visita técnica.
A primeira parada foi na propriedade de Elizeu Huber, que cultiva café, palmito pupunha e banana da terra. Lá, os visitantes provaram o palmito descascado na hora e saborearam o café produzido na propriedade. Eles também estiveram no viveiro de mudas e puderam ver como as plantas são produzidas.
A segunda propriedade foi a de Rubens Kröhling, produtor de café. Lá os professores visitaram a lavoura de café e puderam presenciar as várias fases do fruto, ainda nos pés. Depois, foi servido um farto almoço para o grupo. Essa é uma das famílias que ainda preservam muito da cultura alemã, e os visitantes puderam se sentir “em casa” durante os momentos que estiveram naquela residência.
A terceira visita ocorreu na propriedade de Plínio e Paulo Uhl. Os irmãos cultivam café e banana da terra. Mas o que mais se destaca nessa propriedade é a produção de orquídeas. “Temos três espécies de orquídeas que foram descobertas por nós. Elas foram classificadas na Universidade de Lion, na França, com o nosso nome”, destacou Plínio Uhl. As plantas deixaram os professores maravilhados.
O prefeito Lidiney Gobbi frisou que a visita foi de extrema importância para o município. ”Um encontro como esse nos deixa muito honrados. É muito importante porque abre as portas de uma parceria para a implantação de projetos futuros”.
Além do professor Joachim Born e a esposa dele, também integraram a comitiva o professor Erineu Foerste, do curso de Educação no Campo, da Ufes, a estudante da escola agrícola de Olivânia, em Anchieta, Adriana Velten, e os secretários municipais Ubaldino Saraiva e Aparecida Trarbach. O presidente da Associação dos Agrodescendentes do distrito de Santa Maria (Agrodismo), André Kröhling, também esteve presente à reunião inicial.
A visita terminou por volta das 15 horas desta quinta-feira , 02 de outubro, no Centro de Agronegócios.