quarta-feira,
05 de fevereiro de 2025

Geral

Produtores de Alto Paraju e Rio Ponte ganham 1º Concurso de Qualidade do Café Arábica em Domingos Martins

A Secretaria de Desenvolvimento Rural premiou na noite desta quinta feira (10) os vencedores do 1º Concurso Municipal de Qualidade do Café Arábica de Domingos Martins. Dezenas de produtores de todo o município participaram do evento, em Ponto Alto.

O objetivo do concurso foi identificar e promover os agricultores que adotaram técnicas de manejo das lavouras, colheita e pós-colheita na busca constante da melhoria da qualidade do fruto. Cada produtor pôde participar inscrevendo uma única amostra de um lote mínimo de sete sacas de café arábica beneficiado de 60,5 kg. Foram aceitas amostras de café do tipo Cereja Descascado da safra 2016. 

As amostras foram coletadas nos dias 17 e 18 de outubro e seguiram para avaliação sensorial e julgamento dos degustadores da empresa Prove Café, de Venda Nova do Imigrante. Ao todo, 28 produtores se inscreveram no concurso de qualidade.

Em primeiro lugar ficou o café produzido em Alto Paraju. O produtor Sebastião Fortes Coelho alcançou 84,38 pontos na avaliação dos especialistas. O segundo melhor café é de Rio Ponte, produzido pelo agricultor Erlineo Herbst, com pontuação de 83,50, e em terceiro ficou o produtor Ademiro Plaster, de Rio Ponte, com pontuação de 82,25.

O primeiro colocado ganhou R$ 1 mil e 100 sacos de Calcário Dolomítico; o segundo 15 sacos de Adubo Orgânico e 50 sacos de Calcário Dolomítico, e o terceiro, 150 sacos de Calcário Dolomítico. “Domingos Martins tem ótimos cafés, frutos de qualidade. Mesmo com o clima seco e todas as dificuldades enfrentadas neste ciclo, manteve-se a qualidade, resultado da condução correta da produção, desde o plantio até a xícara”, destacou o avaliador Rondinelio Sartori.

Segundo dados do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Domingos Martins possui mais de 50 mil hectares de café arábica em produção, o que representa cerca de 35% de todo o café cultivado na região Centro-Serrana do Espírito Santo.

Para o secretário de Desenvolvimento Rural, Darci Schaefer, a ampliação da assistência técnica ao produtores, dos serviços do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e a aquisição de máquinas e equipamentos foram fundamentais para a evolução da qualidade da produção martinense.

“A qualidade do nosso café, de cada produto é a consequencia do trabalho que fazemos antes da colheita, todo o trabalho de análise de solo, todo o cuidado, toda a assistência dos técnicos agrícolas. Hoje não vamos premiar o melhor café, mas sim parabenizar o produtor que teve mais cuidado e carinho com o seu produto. Produzimos alimento, e o mercado exige cada vez mais produto de qualidade”, disse.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Ferraço cumpre promessa e remove muretas fora dos padrões de trânsito em Cachoeiro

Geral

Cachoeiro poderá virar a capital do mármore e do granito

Geral

Comerciante do ES é condenado a pagar indenização de 1 milhão por trabalho infantil proibido e abuso sexual

Geral

Senado pode votar em 2025 volta da obrigação de extintores em carros

Geral

Uso de nome e imagem da mulher vítima de feminicídio ou violência doméstica pelo agressor poderá ser proibido até pela imprensa no ES

Geral

Documentário revela a vida e o legado de padre de Venda Nova do Imigrante

Geral

Chuva alaga ruas e acende alerta de transbordamento de rio em Marechal Floriano; veja vídeo

Geral

Cesan suspende abastecimento em Ponto Alto, Domingos Martins