A Secretaria de Saúde de Cachoeiro (Semus) está investindo mais de R$ 327 mil, provenientes de emendas parlamentares, em uma série de aquisições de equipamentos para reforçar o atendimento médico-odontológico ofertado à população na rede de atenção básica do município.
Entre os instrumentos estão aparelhos de pressão, estetoscópios, macas ginecológicas, cadeiras de rodas para obeso, negatoscópios, otoscópios, lanternas clínicas, cadeiras odontológicas, autoclaves, balança infantil e adulto, além de condicionadores de ar.
O objetivo é compôr e complementar a estrutura de funcionamento de setores das unidades de saúde, promovendo a efetividade nos procedimentos médicos e de enfermagem, resultando na prestação adequada dos serviços executados por meio da Estratégia de Saúde da Família (ESF).
Ao todo, são contempladas 31 unidades básicas de saúde. Destas, 26 já receberam os equipamentos, como a do bairro Boa Vista, que já os utiliza em seus atendimentos aos moradores da região.
Vão ser beneficiados, ainda, o Centro Municipal de Saúde Bolívar de Abreu, o Centro Municipal de Reabilitação Física (Cemurf) e o Centro de Atenção Psicossocial (Caps-ad).
O trabalho de implantação se estende até o início do próximo ano, quando, também por meio desse mesmo investimento, serão adquiridas seis novas ambulâncias e duas vans com acessibilidade, para transporte sanitário de usuários do SUS atendidos na rede municipal.
“A aquisição destes equipamentos proporcionará a efetividade dos serviços de saúde executados em nossas unidades básicas. O intuito é dar suporte aos nossos profissionais, para que estes desenvolvam um trabalho com qualidade e eficiência aos cachoeirenses”, destaca Edgard Louzada, subsecretário de Atenção Primária à Saúde da Semus.