A Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, traz esclarecimentos e orientações a todos os vendanovenses sobre os casos de mortes de macacos por suspeita de febre amarela. As medidas necessárias já estão sendo tomadas para garantir a segurança e a saúde de todos.
No último sábado (14), quatro macacos foram encontrados mortos na localidade de Alto Bananeiras. Uma vez que essas mortes podem ter relação com a febre amarela, doença que afeta seres humanos, a Secretaria Municipal de Saúde prontamente notificou o Governo do Estado para que tomasse as providências.
Os corpos dos animais estão sendo analisados e serão encaminhados para laboratórios especializados a fim de descobrir se possuíam ou não a doença.
Até o momento, Venda Nova do Imigrante não tem registro de pessoas com suspeita de febre amarela. Porém, por precaução, o município receberá do Governo do Estado doses extras da vacina contra a doença, como já acontece em outros locais que registraram mortes de macacos. Os moradores vendanovenses das áreas onde foram encontrados os animais, no entanto, já estão sendo vacinados com as doses do estoque da Prefeitura.
As vacinas extras fornecidas pelo Governo do Estado devem chegar a Venda Nova ainda nesta segunda-feira (16). Inicialmente, serão oferecidas prioritariamente aos moradores das áreas próximas aos locais onde foram encontrados macacos mortos e aos profissionais de saúde.
A orientação da Secretaria Municipal de Saúde é que os moradores de regiões vizinhas às matas entrem em contato com o Setor de Vigilância Epidemiológica, pelo telefone (28) 3546-3930 ou (28) 3546-1258, caso encontrem animais mortos.
A Secretaria também solicita aos profissionais de saúde a máxima atenção aos pacientes que apresentem febre alta, dor no corpo, fezes e urina escuras e hemorragias (cor de borra de café). Os casos devem ser notificados imediatamente.
Por fim, é importante lembrar que a vacina tem validade de 10 anos. Portanto, quem tomou a dose antes desse prazo, continua imunizado.
Campanha de vacinação contra febre amarela começa semana que vem
A Secretaria Municipal de Saúde se reuniu na tarde desta terça-feira (17) para organizar a campanha de vacinação contra a febre amarela que vai ocorrer em Venda Nova do Imigrante no início da semana que vem. O Governo do Estado enviará nova remessa de vacinas para imunizar toda a população do município que pode receber as doses.
A reunião teve o objetivo de organizar e ajustar detalhes da campanha, que está prevista para começar entre segunda (23) e terça-feira. Para esta campanha de vacinação, o município vai receber do Governo do Estado novas doses da imunização contra a febre amarela, que devem chegar ainda nesta semana.
De acordo como secretário Municipal de Saúde, as unidades de saúde já estão se preparando para a campanha. “Todos serão vacinados. Não há necessidade de alarde ou correria aos postos de saúde no primeiro dia. Quando a campanha começar, vamos informar a toda a população”, tranquilizou o secretário Municipal de Saúde, Tadeu Sossai.
Moradores de áreas de risco já recebem imunização
As doses extras recebidas na segunda-feira (16) à tarde já estão sendo usadas na imunização de moradores que vivem próximos aos locais onde foram encontrados os macacos mortos. “Hoje (terça-feira), já deslocamos equipes da Vigilância Epidemiológica para vacinar as pessoas em Alto Bananeiras”, explicou o secretário.
De acordo com Sossai, mais um macaco foi encontrado morto nessa segunda-feira no local que fica entre Alto Bananeiras e Pedra do Rego. Até o momento, cinco animais foram localizados no município mortos com suspeita da doença. Porém, conforme reforça o secretário de saúde, Venda Nova não tem casos suspeitos ou confirmados de febre amarela.
Ainda segundo Tadeu Sossai, a nova remessa de vacinas destinada à campanha deve chegar ao Estado nesta terça à tarde ou amanhã cedo. Depois, na quinta-feira (19), as doses começam a ser enviadas aos municípios, que farão as campanhas de imunização. É importante lembrar que há pessoas que não podem ser vacinadas, como crianças menores de seis meses e gestantes.
Secretaria Municipal de Saúde está em alerta
A Secretaria Municipal de Saúde está em constante alerta e tomando todas as medidas para proteger a saúde da população. A orientação até o momento é que é que os moradores de regiões vizinhas às matas entrem em contato com o Setor de Vigilância Epidemiológica, pelo telefone (28) 3546-3930 ou (28) 3546-1258, caso encontrem macacos mortos.