A Prefeitura de Santa Maria de Jetibá confirmou o repasse financeiro de 3 milhões e 720 mil reais para a Fundação Hospitalar Beneficente Concórdia a fim de cobrir despesas de custeio da entidade. O valor, que foi aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores no início do mês de fevereiro, é cerca de 300 mil a mais que a quantia entregue em 2017.
O Prefeito Municipal, Hilário Roepke, afirmou que a saúde pública é um segmento prioritário da atual gestão. Segundo ele, todo esforço para enxugar a máquina pública e economizar dinheiro serve para se fazer investimentos de alto impacto como esse.
“O Hospital atende, em média, 35 mil pessoas por ano, não só da nossa cidade, mas de toda redondeza. Nesse sentido, a fim de oferecer um atendimento de cada vez mais qualidade, realizamos esse repasse pensando em cada cidadão que venha a precisar dos serviços médicos”, garantiu Hilário.
Do valor total, 1 milhão e 240 mil reais serão destinados a incentivo para custeio de 100% dos serviços executados no Pronto Atendimento, com destaque para atenção às urgências e emergência, atenção ambulatorial, incluindo apoio diagnóstico e terapêutico. Já a maior parte, 1 milhão e 860 mil, trata-se de incentivo para custeio de serviços de internações hospitalares.
Outra mudança em favor dos funcionários é referente à data de repasse que passa do dia 10 para o dia 30. “Com isso, mais de 30 colaboradores vão receber logo no início do mês”, ressalta o Prefeito.
O Hospital Concórdia mantém perfil assistencial, com 56 leitos SUS e outros três particulares; atendimento de urgência e emergência; assistência médica hospitalar nas especialidades de clínicas médica, cirúrgica, obstétrica e pediátrica. Além de Santa Maria de Jetibá, a instituição atende pacientes oriundos de Itarana, Itaguaçu, Domingos Martins, Afonso Cláudio, Laranja da Terra, entre outras. (Foto: Secom/PMSMJ) |
A primeira parcela do repasse, no valor de 620 mil, será feita no mês de fevereiro, enquanto as outras dez de 320 serão feitas ao longo ano.
Na proposta encaminhada pelo Hospital com o plano de trabalho consta “que o repasse será fundamental para a manutenção dos serviços prestados aos usuários de forma qualificada nas áreas existentes. Convém ressaltar que os maiores beneficiados serão pacientes mais carentes, uma vez que mais de 90% do atendimento da unidade é destinado ao SUS”.