domingo,
05 de janeiro de 2025

Geral

Prefeitura de Marechal Floriano emite nota sobre atendimento dos florianenses pelo Hospital Dr. Arthur Gerardt de Domingos Martins

A Prefeitura de Marechal Floriano, através da Secretaria Municipal de Saúde, enviou à imprensa uma Nota de esclarecimento sobre o detrimento ao atendimento dos florianenses pelo Hospital e Maternidade Dr. Arthur Gerardt de Domingos Martins.

Diz a Nota:

O financiamento das ações e serviços públicos de Saúde no Brasil é feito de forma tripartite: União, Estados e Municípios, com aplicação de valores mínimos para cada ente federado (EC 29/2000 e Lei Complementar nº 141/2012).

No Estado do Espírito Santo o modelo de provisão dos serviços assistenciais em saúde, é feita pela Programação Pactuada e Integrada – PPI, instituída pelo Pacto pela Saúde de 2006. É um processo instituído no âmbito do SUS, que aloca as ações e serviços de saúde destinados à população residente em cada território municipal, bem como efetuados os pactos intergestores para a garantia de acesso da população aos serviços de saúde em outros municípios distintos de sua residência.

O SUS caracteriza-se por um sistema aberto com a garantia do acesso às ações e serviços de saúde pela população no próprio município ou em outros municípios (municípios de referências ou municípios executores) que ofertam o serviço mediante encaminhamentos formalizados e negociados anteriormente entre os respectivos gestores.

Nesse sentido, os recursos Federal e Estadual referente aos serviços de saúde da população de Marechal Floriano são realizados pela Secretaria de Saúde de Domingos Martins, que firmou contrato junto ao Hospital e Maternidade Dr. Arthur Gerardt para a prestação de serviços de obstetrícia, ou seja, embora a população atendida seja “florianense” compete ao ESTADO à provisão orçamentária e financeira para os serviços assistenciais da média complexidade, que caracteriza o serviço de obstetrícia. A Secretaria de Estado da Saúde, com anuência do  município de Marechal Floriano  pactuou junto ao Município de Domingos Martins  o valor de R$ 374.352,13 (trezentos e setenta e quatro mil, trezentos e cinquenta e dois reais e treze centavos) referente aos serviços assistenciais de Média Complexidade, constituindo nossa referência regional.

Insta salientar que o SUS é um sistema interdependente e universal, exigindo colaboração entre os entes federados.  O município de Marechal Floriano possui um Pronto Atendimento, que recebeu 658 pacientes Martinenses no primeiro trimestre (janeiro a março de 2016).

Reconhecemos que os valores repassados ao Hospital e Maternidade Dr. Arthur Gerardt são insuficientes para o financiamento de uma saúde pública de qualidade, entretanto é preciso alteridade institucional para chegar ao equilíbrio fiscal, principalmente quando estamos em encerramento de mandato.

De acordo com a secretária de Saúde de Marechal Floriano Maria Aparecida Trarbach, foi agendada reunião com a coordenação da rede materno infantil da secretaria de estado nesta próxima sexta feira (20), para discutir a situação da maternidade. “Quadra registrar uma situação atípica vivenciada pelo obstetra Dr. Manoel Barcelos, haja vista a série histórica nos mostrar menos de dois partos por dia no último ano. O relatório de gestão apresentado pela diretoria do hospital registrou 186 partos em 2015 referente  às gestantes Florianenses”, explica em nota a secretária.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Descubra Alfredo Chaves: o destino perfeito para o verão 2025

Geral

Cesta Natalina beneficia mil famílias em Piúma

Geral

Chuva forte derruba ponte e causa queda de barreiras em Afonso Cláudio

Geral

Ministério Público solicita prorrogação de contratos de 4 mil servidores temporários em Cachoeiro

Geral

Projeto ‘Aprendendo com a chuva’ conclui ciclo com jovens da região serrana

Geral

Acidente entre dois carros deixa feridos em Soído de Baixo, Marechal Floriano

Geral

MPF recomenda que Creci do ES deixe de cobrar ‘custos de fiscalização’ de corretores de imóveis sem registro

Geral

1.625 empresas são bloqueadas no ES por falta de contabilista responsável