sábado,
21 de dezembro de 2024

Geral

Prefeitos, entre eles o de Marechal Floriano foram a Ales defender alteração Fiscal

Dezessete prefeitos, entre eles o de Marechal Floriano, cobraram aprovação imediata da matéria que altera a distribuição de ICMS para os municípios capixabas, durante reunião nesta segunda-feira (18), na Presidência da Assembleia Legislativa (Ales). O Projeto de Lei 181/2014 que tramita em regime de urgência na Casa, define critérios para apuração do Valor Adicionado Fiscal (VAF) decorrente de operação de transferência de petróleo e gás natural para outro estabelecimento de mesmo titular em outro Estado da Federação.

Os prefeitos querem a aprovação do projeto, pois será uma forma de resolver o problema de desigualdade entre os municípios. Segundo eles são 70 municípios suplicando pela aprovação.

O prefeito de Venda Nova do Imigrante e presidente da Associação dos Municípios do Estado (Amunes), Dalton Perim (PMDB), também defendeu o PL. “Nós pedimos que a matéria seja aprovada o quanto mais rápido possível, quanto mais o tempo passa, mais aumenta o risco de perdermos a aprovação da mesma. É preciso que seja votada e aprovada, são muitas pessoas envolvidas nessa história”, disse.

O prefeito Lidiney Gobbi de Marechal Floriano, região serrana do Estado, lamenta a desigualdade, e disse que o melhor é quem ganha muito poder dividir com os municípios que ganha o valor menor.

Após ouvir apelos dos representantes, o deputado Gildevan Fernandes (PV), relator do projeto na Comissão de Cidadania adiantou que manterá vista da matéria e deverá apresentar emenda. O projeto, considerado constitucional pela Comissão de Justiça, também será analisado pelas comissões de Ciência e Tecnologia , Infraestrutura e Finanças.

Segundo o autor da matéria, deputado Rodrigo Coelho (PT), apenas cinco municípios terão impactos negativos se a alteração for aprovada: Aracruz, Itapemirim, Jaguaré, Linhares e Marataízes.

Entenda a matéria 

De acordo com o PL, a inclusão dessas operações de transferência entre o mesmo titular causa prejuízos a muitos municípios capixabas, pois influencia no quanto será repassado do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para cada um. Ainda segundo o parlamentar, estudo feito pela Secretaria de Fazenda de Cachoeiro de Itapemirim aponta que o município do sul do Estado perde mais de R$ 10 milhões. Outra análise aponta que Vitória perde, em média, cerca de R$ 100 milhões.

Assim, o projeto prevê a exclusão dessas operações do VAF e, consequentemente, da composição do Índice de Participação dos Municípios (IPM), aplicado pelo Governo do Estado para repartir o ICMS. Atualmente, o Estado repassa 25% do ICMS arrecadado entre os 78 municípios capixabas. O cálculo da quantia destinada a cada município leva em consideração o IPM, que é a soma de oito indicadores, calculados individualmente segundo os critérios estabelecidos pela Lei Complementar Federal 63/1990 e pela Lei Estadual 4.288/89.

Atualmente, o Estado repassa 25% do ICMS arrecadado entre os 78 municípios capixabas. O cálculo da quantia destinada a cada município leva em consideração o IPM, que é a soma de oito indicadores, calculados individualmente segundo os critérios estabelecidos pela Lei Complementar Federal 63/1990 e pela Lei Estadual 4.288/89.

A maior parcela do Índice de Participação dos Municípios é baseada no VAF, que compõe 75% do índice. Os outros 25% da fatia são divididos de acordo com outros sete critérios: número de propriedades rurais, produção agropecuária, área do município, gastos com saúde e saneamento básico, gestão de saúde, dez maiores municípios em valor adicionado e consórcio para prestação de serviços de saúde.

Com informação e fotos: Web Ales.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Ministério Público solicita prorrogação de contratos de 4 mil servidores temporários em Cachoeiro

Geral

Projeto ‘Aprendendo com a chuva’ conclui ciclo com jovens da região serrana

Geral

Acidente entre dois carros deixa feridos em Soído de Baixo, Marechal Floriano

Geral

MPF recomenda que Creci do ES deixe de cobrar ‘custos de fiscalização’ de corretores de imóveis sem registro

Geral

1.625 empresas são bloqueadas no ES por falta de contabilista responsável

Geral

Detran alerta para golpe de falsas mensagens de notificação de penalidade enviadas para condutores do ES

Geral

Irmã do prefeito eleito de Cachoeiro, Helle’Nice Ferraço morre aos 88 anos

Geral

CPI ouve testemunhas de crime na Câmara de Marechal do acusado apontado como autor do enforcamento de um cachorro em Araguaia