Eduardo Antunes/Notícia Capixaba.
“A pequena sala de aula da Escola Municipal Pluridocente de Ensino Fundamental de Morro Baixo em Bom Jesus não comportou todos os presentes e alguns populares preferiram acompanhar à Sessão do lado de fora”.
Mais de oitenta moradores acompanharam os trabalhos da Câmara Municipal de Marechal Floriano durante a quarta Sessão Itinerante, implantada para aproximar o Legislativo das comunidades e receber as reivindicações dos moradores na noite desta terça feira (23).
A “Tribuna Livre” foi utilizada pelos moradores Neuciléia Effgen e Abel Luiz Bungenstab, que expuseram as prioridades da região. O atendimento médico nas fronteiras, torre de telefonia e internet 3G e pavimentação foram alguns dos pedidos mais importantes.
Como a região é dotada de pouca infraestrutura, foi solicitado ainda à sinalização das estradas que indiquem a localidade, maquinário para atender aos produtores rurais, mais policiamento e academia para a terceira idade.
O presidente da Câmara Municipal, o vereador Juarez Xavier (PSD), em sua fala ao iniciar à Sessão, explicou as funções do vereador e o direcionamento das solicitações para os órgãos públicos competentes, como a Prefeitura Municipal e Governo do Estado.
O vereador citou que está tentando liberar a obra de pavimentação da via principal de Bom Jesus junto a SEDURB (Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano). A obra, de acordo com Juarez, está com o projeto pronto na Secretaria de Estado, porém, não foi licitada pelo Governo no mandato anterior e entrou no contingenciamento de despesas estabelecido pela gestão atual.
O transporte coletivo de passageiros deve começar a circular em breve na comunidade, foi orientado aos moradores que o utilizem, proporcionando a continuidade do serviço que vai operar em caráter experimental. Em Soído de Baixo uma linha de ônibus também vai operar no mesmo formato até a regulamentação do transporte público municipal em Marechal Floriano.