sábado,
21 de dezembro de 2024

Polícia

Polícia prende advogada indiciada por associação ao tráfico de drogas e organização criminosa

Redação

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Especializada de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), prendeu nesta terça-feira (30), uma advogada de 31 anos indiciada por associação ao tráfico de drogas e organização criminosa. A prisão ocorreu no município da Serra e foi acompanhada por membros da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia, da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Espírito Santo (OAB-ES).

As investigações do caso tiveram início em 2021, após uma denúncia ter sido feita para a Secretária da Justiça (Sejus). A denúncia foi realizada por um preso que tinha uma maior flexibilidade dentro da cadeia e sofreu uma tentativa de cooptação pela advogada, que teria oferecido R$ 5 mil para que o preso entrasse com um celular no sistema prisional e entregasse a outro detento, ligado à organização criminosa a qual a advogada era associada.

Segundo as investigações, a detida estaria cooptando presos para entrarem com celulares no presídio, bem como para passar informações e bilhetes para os integrantes da organização criminosa que estavam presos. A advogada também repassava informações aos membros que estavam em liberdade, permitindo que as ações das facções criminosas continuassem.

“Ela ultrapassou os limites da advocacia, deixando de fazer a defesa jurídica de seus clientes e passou a integrar a organização criminosa entregando informações, tentando passar celulares para que essa organização criminosa pudesse continuar as suas ações”, disse o chefe da Divisão de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (Diccor), delegado Ícaro Ruginski.

Ainda de acordo com o delegado, a advogada recebeu medidas cautelares, como o uso obrigatório de tornozeleira eletrônica. Porém, continuou a passar informações para as organizações criminosas.

Com a continuação do crime foi decretado o cumprimento de um mandado de prisão preventiva. A prisão ocorreu em uma escola no município da Serra, feita com descrição em comunicação com o diretor da instituição. A advogada foi levada à Delegacia Especializada de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), e não houve resistência por parte da advogada.

Após os procedimentos de praxe, ela foi encaminhada para o presidio feminino em Cariacica. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Polícia

Duas pessoas são presas por tráfico de drogas após denúncia anônima em Marechal Floriano

Polícia

“A casa caiu na Região Serrana”: GAECO deflagra Operação Caixa de Pandora

Polícia

Polícia Civil prende casal suspeito de assassinar pedreiro em Piúma

Polícia

Polícia Civil prende suspeito de abusar da filha em Santa Maria de Jetibá

Polícia

Reviravolta: Investigação de casal encontrado morto em apartamento em Castelo, trata-se de feminicídio seguido de suicídio, afirma a polícia

Polícia

PCES deflagra ‘Operação Dominó’ e prende nove pessoas na região serrana

Polícia

Ação conjunta resulta na captura de um dos criminosos mais procurados da região serrana

Polícia

Pai é preso suspeito de estuprar a própria filha de 11 anos em Piúma