sexta-feira,
27 de dezembro de 2024

Geral

Polícia constata queimada ilegal de 10.000 m² de vegetação nativa em Santa Teresa

Na manhã desta quinta-feira (11), a Polícia Militar Ambiental (BPMA) constatou uma queimada realizada de forma ilegal em área de vegetação nativa de Mata Atlântica, em Santa Teresa. O responsável pelo incêndio, que degradou uma área de aproximadamente 10.000 m², não tinha autorização do IDAF para realizar o serviço e responderá por crime contra o meio ambiente.

Segundo informação da Polícia Militar Ambiental, o fato ocorreu na localidade de Aparecidinha, zona rural de Santa Teresa. Em atendimento a denúncia anônima sobre uma queimada na vegetação próxima a base da Força Aérea Brasileira (FAB) na região, os policiais estiveram no local e constataram uma área incendiada de aproximadamente 10.000 m². O foco teve início em uma propriedade rural próxima ao local. O proprietário confirmou que fez uso do fogo para eliminar sobras de material lenhoso gerados durante o corte da cultura de café. Entretanto, no fim do processo o fogo saiu da zona de controle e atingiu a vegetação de Mata Atlântica na área que pertence a FAB.

O serviço não foi autorizado pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (IDAF), tendo o infrator que prestar esclarecimentos a Justiça pelo crime de provocar incêndio em matas ou florestas. A pena prevista é a de reclusão de dois a quatro anos e multa.

A Polícia Ambiental informa que a queima controlada é um serviço que deve ser previamente licenciado pelo IDAF, a fim de minimizar os impactos sobre o meio ambiente. Entretanto, devido ao período de estiagem e escassez de água que atingiu o estado no ano de 2015, a emissão de novas autorizações está proibida por tempo indeterminado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Cesta Natalina beneficia mil famílias em Piúma

Geral

Chuva forte derruba ponte e causa queda de barreiras em Afonso Cláudio

Geral

Ministério Público solicita prorrogação de contratos de 4 mil servidores temporários em Cachoeiro

Geral

Projeto ‘Aprendendo com a chuva’ conclui ciclo com jovens da região serrana

Geral

Acidente entre dois carros deixa feridos em Soído de Baixo, Marechal Floriano

Geral

MPF recomenda que Creci do ES deixe de cobrar ‘custos de fiscalização’ de corretores de imóveis sem registro

Geral

1.625 empresas são bloqueadas no ES por falta de contabilista responsável

Geral

Detran alerta para golpe de falsas mensagens de notificação de penalidade enviadas para condutores do ES