Redação
Durante este período crítico de queimadas por todo o Espírito Santo, o Batalhão de Polícia Militar Ambiental tem intensificado as fiscalizações preventivas e orientativas pelas regiões próximas as áreas de conservação do estado e tem logrado êxito identificando queimadas em estágio inicial, responsabilizando infratores e evitando danos significativos maiores ao meio ambiente.
Durante um único dia, em patrulhamento realizado pela equipe da Central de Monitoramento Ambiental – CMA no município de Domingos Martins, foram flagradas três queimadas realizadas em pontos diferentes do município, todas com o mesmo objetivo de queimar restos vegetais provenientes de limpeza de terreno. Nos três casos foram identificados os responsáveis pela queima, os quais foram devidamente autuados pela Polícia Ambiental e pela Secretaria de Meio Ambiente do município.
Devido ao longo período de estiagem o uso do fogo nessas regiões possui grande potencial de provocar queimadas sem controle, transformando-se em desastres ambientais, por serem regiões com significativa presença de florestas nativas.
Os patrulhamentos constantes têm permitido que as equipes de policiais consigam identificar focos iniciais de incêndio e impeçam a evolução do fogo, se tornando ações fundamentais em defesa da vida e do meio ambiente.