Militares do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) apreenderam na segunda (13) e terça-feira (14) vários pássaros da fauna silvestre brasileira, que eram mantidos em cativeiro em Santa Maria de Jetiba e Santa Teresa.
As aves foram localizadas durante fiscalização referente a crimes contra a fauna, sendo encontrados 16 pássaros da fauna silvestre brasileira, entre eles 04 papagaios chauá, 02 maritacas, 01 melro, 03 pichocho (catatau), 01 sanhaço, 03 coleiros e 02 trinca-ferros.
De acordo com os policiais, os pássaros eram mantidos em cativeiros nas localidades de Rio Posmoser e Alto Santa Maria, e no Bairro Alvorada, município de Santa Teresa. As equipes confeccionaram boletins de ocorrência ambiental em desfavor dos responsáveis pela manutenção dos pássaros em cativeiro. Os proprietários responderão por crime ambiental, cuja pena varia de detenção de seis meses a um ano e multa conforme decreto.
Os pássaros foram encaminhados para o Centro de Reintrodução de Animais Selvagens (CEREIAS), com sede em Aracruz, onde serão cuidados por profissionais especializados e posteriormente serão reintroduzidos na natureza.