Por Angeli dos Anjos
Cachoeiro de Itapemirim é, sem dúvida, o principal reduto eleitoral da família Ferraço, e a pesquisa realizada pela empresa X1 Newsdata, a pedido do jornal Opinião ES, para saber como andam as intenções de voto para o Governo do Estado, comprova isso.
O levantamento foi feito durante os dias 15 e 16 de abril, e usou a metodologia quantitativa, probabilística, com amostragem aleatória simples, e aplicação de 500 entrevistas presenciais, com perguntas para cenário espontâneo e estimulado.
Na pergunta estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, Ricardo Ferraço lidera com mais de 37% das intenções de voto. Em segundo lugar, aparece o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, com 10%. Logo em seguida, vem o ex-prefeito da Serra, Sérgio Vidigal, com quase 7%; o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, fica em 4º lugar, com 3,89% das intenções de voto.
Outros nomes como Euclério Sampaio, prefeito de Cariacica, e Helder Salomão, deputado federal, também são citados e ocupam percentual relevante. Ainda no cenário estimulado, a soma de brancos, nulos e dos que não quiseram responder ou opinar, alcança mais de 29% dos entrevistados.
Para o cientista político e presidente do Instituto Democracia e Humanidades, Celso Andreon, a pesquisa ainda é muito prematura, uma vez que as eleições para o cargo de governador estão distantes das preocupações do eleitorado, de forma geral, mas aponta um cenário favorável para o atual vice-governador. “Também há um cenário de indefinições das composições dos palanques nacionais na disputa estadual”, reforçou.

Isso fica bem claro ao analisar os números quando os entrevistados são questionados de forma espontânea – quando não há lista de candidatos – sobre em quem votariam para governador do Espírito Santo. Mais de 65% se mantém indeciso, e cerca de 13% cita o nome de Renato Casagrande, que é comum ser lembrado por ser o atual ocupante do cargo.
Andreon ainda destaca que a pesquisa retrata um recorte onde é indiscutível a força do nome Ferraço. “É importante ressaltar que Ricardo, se consolidando como o nome para a sucessão do governador Casagrande, reunirá tanto a força do nome Ferraço em Cachoeiro, quanto um percentual significativo dos apoiadores do socialista”, pontuou.
Entenda a metodologia da pesquisa
Segundo informações da empresa responsável pela pesquisa, a X1 Newsdata, a amostra foi calculada com nível de confiança de 95% e margem de erro de 4,5 pontos percentuais, para mais ou para menos.
O estudo contou com geoposição de cada formulário, registro do tempo de duração, identificação do entrevistador e mapa de deslocamento das coletas, garantindo a rastreabilidade e integridade das informações.
O operador do sistema também acompanha, em tempo real, as entrevistas gravadas. Esse recurso permite conferir se as respostas digitadas no questionário são as mesmas concedidas pelos entrevistados.