sexta-feira,
11 de abril de 2025

Religião

Paróquia de Jaciguá celebra 100 anos pela fé

Aos 100 anos, a Paróquia São João Batista, em Jaciguá, é testemunha e também protagonista de fatos que fazem parte da História de Vargem Alta. Pela fé, ela entrelaça a região serrana do Espírito Santo.

 

Foto: Rael Sérgio

A Paróquia foi fundada em 1923. Sua fundação está ligada à história de dois bispos Salesianos, os irmãos: Dom Helvécio e Dom Manuel. Os religiosos procuravam, no Espírito Santo, um lugar para construir um Seminário e, se encantaram com Vargem Alta sobretudo o distrito de Jaciguá. 

Com a vinda dos Padres Salesianos, em 1923, foi fundado na Fazenda Boa Esperança, onde a familia Altoé já havia construído uma Capela em 1903, o Instituto Salesiano Anchieta, e em Virginia onde já havia um movimento – inclusive com pedido através de baixo assinado ao Bispado para a construção de uma igreja e para instalação de uma Paróquia – foi erigida a Paróquia São João Batista em 02 de abril de 1923.

 

Registros apontam que, provisoriamente, a Matriz foi a Capela de Nossa Senhora da Penha na Comunidade Boa Esperança e o escritório funcionava no Colégio Salesiano. Em Virginia o terreno para a construção da Igreja Matriz – onde já existia uma capela desde a chegada da família de João Altoé, foi doado pelo Sr. Victorio Altoé. Registros históricos apontam que seu pai não concordou com a doação, mas o filho doou e pediu ao pai que descontasse na sua herança. Pouco tempo despois, nasceu o filho do benfeitor que, posteriormente, se tornou o Padre Domingos Altoé, vigário paroquial da região entre os anos 1964 a 1974, e veio a falecer em 1995.

 

No início, a Paróquia compreendia o Distrito da Estação de Virginia, e o Pároco dava assistência a mais algumas comunidades dos atuais municípios de Iconha e nas localidades de Virginia Nova, Arroios das Pedras, Inhauma e Mundo Novo em Rio Novo do Sul. Em 1927, foi criado o então “distrito de Vargem Alta” na parte norte do distrito de Jaciguá. Em 1989, os distritos de Jaciguá e Vargem Alta, se emanciparam de Cachoeiro de Itapemirim, e formaram um novo município, com sede em Vargem Alta. Em 1999, a Paróquia já contava com 44 comunidades, e foi então dividida, na parte sul: que compreendia o distrito de Jaciguá e, continuou sendo a Paróquia de São João Batista, entregue à congregação Filhos do Amor Misericordioso – FAM; com 18 capelas; e, na parte norte, que compreendia o antigo distrito de Vargem Alta: foi instalada a Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, com a congregação Salesiana – SDB, que em 2005, foi entregue ao Bispado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Religião

Retiro de carnaval “Alegra-te” reúne centenas de jovens em Venda Nova

Religião

Moradores e turistas participam de “Missa dos Turistas” em Piúma

Religião

PLC reúne 114 mulheres em Piúma

Religião

Paróquia investe novos coroinhas em Vargem Alta

Religião

39º ESES reúne dezenas de seminaristas em Vargem Alta

Clima

Oração pedindo chuva, existe?

Religião

PLC reúne dezenas de mulheres em Jaciguá

Religião

PLC reúne 175 mulheres em Venda Nova