Foto: BRK Ambiental
Redação
A BRK, em Cachoeiro, reuniu seus funcionários na manhã desta sexta-feira, 28, para falar sobre a importância da prevenção do câncer de mama e do câncer de próstata. O encontro também marcou a passagem entre as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul.
Para falar sobre o tema, a empresa convidou a enfermeira da Unimed Sul Capixaba Bianca Olmo de Oliveira, que orientou os funcionários quanto ao diagnóstico precoce, ao tratamento e a relevância da adoção de hábitos saudáveis como prevenção ao câncer de mama e ao câncer de próstata.
“Esse foi mais um momento para falarmos sobre bem-estar e protagonismo em saúde, pois o acesso à informação incentiva o autocuidado e a adoção de hábitos saudáveis. É fundamental estarmos atentos aos sinais apresentados pelo nosso corpo e em dia com os exames ginecológicos, no caso das mulheres, e urológicos, no caso dos homens”, destaca a técnica de enfermagem da área de saúde ocupacional da BRK em Cachoeiro, Dayana Martins Braga.
Na próxima semana, a iluminação e a decoração em tom rosa na empresa darão lugar ao tom azul, em alusão ao movimento de conscientização sobre a saúde masculina, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o medo e a desinformação são os principais fatores que atrasam o diagnóstico precoce e o tratamento de câncer. O câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer na população feminina em todas as regiões do Brasil, com exceção à região Norte, onde o câncer do colo do útero ocupa a primeira posição. Já nos homens, o câncer de próstata é o tipo de câncer mais frequente, depois do câncer de pele.
Além dos exames preventivos, a adoção de hábitos saudáveis, como não fumar, controlar o peso, praticar atividades físicas regularmente, alimentar-se de forma adequada e evitar bebidas alcoólicas estão entre as principais recomendações para a prevenção do câncer.
“Os exames podem ajudar a identificar o câncer logo no início, aumentando as chances de cura. Ao mesmo tempo, introduzir hábitos saudáveis na rotina auxilia o bem-estar físico, emocional e a qualidade de vida, contribuindo com a saúde de um modo geral”, conclui Dayana Martins Braga.