Rael Sérgio.
O espetáculo A Encenação da Paixão de Cristo será encenado este ano no distrito de São José de Fruteiras em Vargem Alta, região serrana do Estado. A organização da peça disse que esta será a grande atração, com uma excelente estrutura utilizada no evento. A estrutura total contará com cenários próprios, armados no campo de futebol, local onde será realizado o evento, entre palco e backstage. Além disso, mais de 180 pessoas, como atores voluntários e equipe técnica, participarão do espetáculo.
De acordo com a Coordenação Geral Alexandra Favero Fardin, este ano o evento contará com 27 cenas, iniciando com a Anunciação, depois passando pelos principais momentos da vida de Jesus. Entre os destaques, ela informou que serão a Tentação no Deserto, Ressurreição de Lázaro, Entrada em Jerusalém, Agonia no Horto das Oliveiras, Arrependimento de Judas e a Ressurreição. “Este ano teremos novidades nas cenas finais, com mudanças na Ressurreição e incluindo a Ascenção de Jesus, além de efeitos especiais, Estrela de Belém, fumaça, relâmpago e efeitos pirotécnicos”, contou Alexandra.
A tradição só é um sucesso no distrito porque todos dedicam o evento com amor e fé. O planejamento e a organização são compostas de 10 pessoas, e cerca de 30 pessoas auxiliam nos serviços de cenário, figurino, arrumação, sonoplastia, efeitos. Outro fato interessante é que todos os atores e figurantes amadores são da própria comunidade e comunidades vizinhas.
A Encenação da Paixão de Cristo é uma tradição que já dura 44 anos no distrito.
A Encenação foi idealizada pelo Padre Salesiano Adriano Tourinho, junto com um grupo de moradores de Fruteiras e aconteceu pela primeira vez, em forma de Via-Sacra encenada, no dia 27 de março de 1970. Na Sexta-Feira Santa do ano anterior, em 1969, foi feita uma apresentação que, no ano seguinte, daria os primeiros passos para esse evento, que já conta com 44 anos de tradição.
“O espetáculo é religioso, com momentos de fé, oração e emoção, como a própria Sexta-Feira Santa já mostra. Nosso objetivo desse trabalho só será alcançado, se conseguirmos levar as pessoas a, revivendo os momentos da Vida de Jesus, desperte para o amor de Deus e os ensinamentos por ele deixados”, concluiu a coordenadora.
O evento acontecerá no dia (18), na sexta feira Santa, às 19h30min, com 2h30min de duração, e a entrada será franca. Os espectadores poderão também se acomodar nas arquibancadas do campo de futebol, local do evento.