domingo,
22 de dezembro de 2024

Polícia

Operação de combate à violência contra a mulher realizou 514 prisões de homens autores de violência no ES

Ao todo, 514 homens foram presos no Espírito Santo durante a Operação Resguardo, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi/MJSP). No Espírito Santo, a ação é coordenada pela Divisão Especializada de Atendimento à Mulher (Div-Deam). A operação foi iniciada no dia 01 de janeiro e encerrada na segunda-feira (08), Dia Internacional da Mulher.

 

A Operação Resguardo foi a maior ação do Brasil com o foco no combate a crimes de violência contra a mulher e realizada de maneira simultânea. Em todo o território nacional foram detidos cerca de 10 mil agressores.

 

“Essa operação foi finalizada no dia 08 de março e resultou na prisão de 514 homens autores de violência contra mulher no Estado do Espírito Santo. Enquanto nós tivermos essa cultura machista que leva homens a praticarem crimes contra mulher, nós temos muita luta ainda”, destacou a delegada-chefe da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher (Div-Deam), Cláudia Dematté.

 

A delegada afirmou ainda que é preciso que a sociedade entenda que o combate à violência contra a mulher não é uma luta só das mulheres, e sim, da sociedade como um todo. “Precisamos desconstruir esses valores machistas, ainda existentes na sociedade, que levam homens a praticarem atos absurdos, inaceitáveis, de violência contra mulher”, disse.

 

Dados: 

 

A operação integrada teve início no dia 1º de janeiro de 2021 em todo o Brasil. Desde então, a Polícia Civil do Estado do Espírito Santo, por meio da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher, já apurou mais de 427 denúncias oriundas do Disque-Denúncia 181, e do Disque 180, também foram instaurados mais de 1.728 inquéritos policiais e, relatados mais de 1.146 Inquéritos policiais.

 

Ainda de acordo com a delegada Cláudia Dematté, foram cumpridos mais de 100 mandados de prisão, e mais de 36 mandados de busca e apreensão. E cinco armas foram apreendidas. 

 

Um importante número apontado pela delegada é de que foram realizados atendimentos a mais de 3.302 mulheres vítimas de violência e mais de 411 homens autores de violência contra a mulher presos em flagrante. 

Durante toda a Operação, foram cumpridas inúmeras medidas cautelares/solicitadas medidas protetivas/mandados, em 39 municípios do Estado, sob a coordenação da delegada Cláudia Dematté, tendo contado com a participação de todas as Delegacias Especializadas em Atendimento à Mulher do Estado. Também participaram todas as Superintendências do Interior do Estado, a Superintendência Interestadual de Captura (Supic), e várias Delegacias da Superintendência de Polícia Especializada, como a Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Mulher (DHPM), Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), Delegacia de Costumes e Diversões (Decodi) e Delegacia Especializada de Proteção ao Idoso (Depi).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Polícia

Duas pessoas são presas por tráfico de drogas após denúncia anônima em Marechal Floriano

Polícia

“A casa caiu na Região Serrana”: GAECO deflagra Operação Caixa de Pandora

Polícia

Polícia Civil prende casal suspeito de assassinar pedreiro em Piúma

Polícia

Polícia Civil prende suspeito de abusar da filha em Santa Maria de Jetibá

Polícia

Reviravolta: Investigação de casal encontrado morto em apartamento em Castelo, trata-se de feminicídio seguido de suicídio, afirma a polícia

Polícia

PCES deflagra ‘Operação Dominó’ e prende nove pessoas na região serrana

Polícia

Ação conjunta resulta na captura de um dos criminosos mais procurados da região serrana

Polícia

Pai é preso suspeito de estuprar a própria filha de 11 anos em Piúma