Neste domingo (05), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) autuou, no município de Venda Nova, na região serrana do Estado, cerca de 40 veículos por apresentarem alterações irregulares na suspensão (veículos rebaixados).
De acordo com a PRF, esse tipo de modificação pode comprometer a segurança do veículo, e, por esse motivo, é obrigatória a inspeção por oficinas credenciadas pelo Inmetro e uma posterior autorização emitida pelo Departamento de Trânsito (Detran).
Os agentes informaram que o artigo 98 do Código de Trânsito Brasileiro, nenhum proprietário poderá fazer modificações sem prévia autorização da autoridade competente, e segundo o artigo 106, “em caso de modificação de veículo será exigido, para licenciamento e registro, um certificado de segurança expedido por instituição técnica credenciada por órgão ou entidade de metrologia legal, conforme norma elaborada pelo Contran”.
O documento exigido, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal é o Certificado de Segurança Veicular (CSV), que atesta que as modificações atendem os requisitos básicos de segurança veicular. As informações do CSV deverão ser inseridas no CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo – documento de porte obrigatório) pelo Detran.