sábado,
21 de dezembro de 2024

Geral

Oficina técnica de plantio direto na palha envolve agricultores e estudantes em Santa Maria de Jetibá

Aprender a produzir alimentos ao mesmo tempo em que se cuida do ecossistema. Esse foi o objetivo da oficina técnica de plantio direto na palha que ocorreu, nos dias 11 e 12 de maio, no município de Santa Maria de Jetibá. O conjunto de tecnologias em envolvem o Sistema de Plantio Direto (SPD) pode ser conhecido e aprimorado por agricultores familiares, profissionais da área agropecuária e estudantes da Escola Família Agrícola de São João do Garrafão.

O primeiro dia da atividade ocorreu na sede da Escola Família, onde foi realizada a formação de multiplicadores locais de conhecimentos no (SPD) e apresentação do calendário temático do SPD como sensibilização para a crise da água na agricultura. Na ocasião, a pesquisadora do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Maria da Penha Angeletti, apresentou a importância do SPD como estratégia de sustentabilidade, bem como seus princípios e benefícios. Além disso, o engenheiro agrônomo e sócio-diretor da Piraí Sementes, José Donizete Carlos, falou sobre plantas para cobertura, formação de palha no SPD e adubação verde.

No segundo dia da atividade, houve uma prática de campo na propriedade de Evelson Sanche Muniz, na comunidade de Alto Triunfo. Os participantes conheceram a coleção de plantas de cobertura para o plantio direto na palha, com destaque para o milho, feijão de porco e aveia preta, as quais foram introduzidas e adaptadas pelo Incaper no Espírito Santo. Além disso, foi apresentada a área da propriedade onde é feito o plantio direto há cinco anos. Já foram plantados nessa área milho, feijão de porco e repolho.

Multiplicadores de tecnologia sustentável

A disseminação do conhecimento da tecnologia do Sistema do Plantio Direto na Palha é feita por meio de uma rede de multiplicadores, que envolve agricultores familiares, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Maria de Jetibá (STRSMJ), a Escola Família Agrícola de São João do Garrafão, o escritório local do Incaper em Santa Maria de Jetibá e pesquisadores do Instituto vinculados ao Centro Regional de Desenvolvimento Rural Centro Serrano.

Para o professor da Escola Família, Horácio Gonçalves, que levou cerca de 15 alunos para a atividade, a participação da Escola na rede de multiplicadores do SPD é motivada pela necessidade de se buscar uma agricultura sustentável. “A implantação do plantio direto é uma possibilidade de conservação do solo, além de preservar os recursos hídricos”, afirmou. Ele também disse que na Escola há uma unidade experimental na qual existe o consórcio de citros e aveia preta no plantio direto.

O estudante da Escola Família, Rafael Zaager, que mora em Alto Santa Joana, em Afonso Cláudio, disse que pretende fazer seu trabalho de conclusão do Curso Técnico em Agropecuária e Horticultura Orgânica sobre o plantio direto na palha. “Esse sistema é muito interessante. Meu avô mexia com isso, mas deixou de lado. Na escola, voltei a ter contato com o plantio direto na palha. É uma tecnologia que agrega valor ao solo, evita erosão, reduz a mão de obra na lavoura, diminui a necessidade de irrigação e evita a infestação nas culturas”, explicou Rafael.

O integrante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Evelson Sanche, disse que a instituição apoia essa iniciativa por se tratar de uma inovação tecnológica que garante a sustentabilidade na agricultura. “É um projeto pioneiro, que buscamos multiplicar nas reuniões com as comunidades em todo o município e que pretendemos ampliar para todo o Estado”, afirmou.

A pesquisadora do Incaper e uma das organizadoras do evento, Maria da Penha Angeletti, disse que a oficina foi muito importante para fortalecer a rede de multiplicadores do SPD. “Além de agricultores e estudantes, técnicos do Incaper de outros municípios, como Domingos Martins e Laranja da Terra, participaram da atividade, o que indica a possibilidade de expansão dessa tecnologia para outros locais do Estado”, concluiu.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Ministério Público solicita prorrogação de contratos de 4 mil servidores temporários em Cachoeiro

Geral

Projeto ‘Aprendendo com a chuva’ conclui ciclo com jovens da região serrana

Geral

Acidente entre dois carros deixa feridos em Soído de Baixo, Marechal Floriano

Geral

MPF recomenda que Creci do ES deixe de cobrar ‘custos de fiscalização’ de corretores de imóveis sem registro

Geral

1.625 empresas são bloqueadas no ES por falta de contabilista responsável

Geral

Detran alerta para golpe de falsas mensagens de notificação de penalidade enviadas para condutores do ES

Geral

Irmã do prefeito eleito de Cachoeiro, Helle’Nice Ferraço morre aos 88 anos

Geral

CPI ouve testemunhas de crime na Câmara de Marechal do acusado apontado como autor do enforcamento de um cachorro em Araguaia