Ana Paula Mill
A 5ª Noite Alemã, que aconteceu no último sábado (20), em Santa Maria de Marechal, distrito de Marechal Floriano, foi um sucesso. O evento é uma realização dos grupos de dança folclórica alemã Grünes Tal e Kindertanz. A cada ano, a festa fica ainda melhor. Cultura, tradição, costumes, culinária, dança, música e, claro, muito chopp gelado se reuniram em um só lugar.
Esta edição da Noite Alemã teve um toque a mais e vai ficar para sempre registrada na memória daqueles que compareceram à festa. O motivo é que, no momento em que o evento começou, também teve início a disputa pela medalha de ouro olímpica, no Futebol, entre Brasil e Alemanha. Por isso, a comemoração já estava garantida, com qualquer um dos dois países ganhando ouro e prata nas Olimpíadas Rio 2016.
A festa começou com a apresentação do Grupo Cultural Martinense, com um repertório tradicional, que embalou a galera enquanto era servido cardápio de entrada. Os destaques foram as saborosas salsichas, o queijo gigante e o Knödel (bolinho de pão com linguiça).
Durante o Jantar Típico, foram servidos com vários pratos da culinária alemã. Entre eles estavam o famoso Einsbein (joelho de porco) e o Sauerkraut (o popular chucrute), além do Spetzle (macarrão). De sobremesa, Apfelstrudel (strudel de maçã) e deliciosas tortas.
Acompanhando o jantar, subiu ao palco Éden, com o seu famoso acordeon. Numa parceria com Leandro, a dupla deu um verdadeiro show, abrilhantando o evento.Em seguida, entraram em cena as atrações mais esperadas da noite: Os grupos de Dança Folclórica Alemã. Além dos grupos anfitriões Kindertanz e Grünes Tal, foram convidados grupos de Santa Maria de Jetibá, Itarana, Vila Pavão e Petrópolis (RJ).
Os grupos folclóricos apresentaram várias coreografias e mostraram um pouco das tradições germânicas. O Grupo Grünes Tal apresentou o Schuhplattler, uma dança tradicional bastante popular nas regiões do Sul da Alemanha, feita somente por rapazes.
Com figurinos deslumbrantes e danças alegres, conquistaram o público, que aplaudiu sem parar. Para finalizar as apresentações, uma dança de integração reuniu público e grupos, com muita alegria e descontração.
Durante todo o evento, aconteceu a exposição e venda de Bauernmalerei (pintura campestre alemã), com peças feitas pela primeira turma formada em Santa Maria de Marechal. As pessoas aprovaram o cantinho da fotografia, com plaquinhas e molduras divertidas, preparadas especialmente para a festa, feitas em Bauernmalerei.
Também estavam à venda arquinhos de flores, broches, canecas e lembranças da festa, que ficaram em um estande lindamente decorado. Fotografias dos grupos Grünes Tal e Kindertanz e trajes alemães ficaram expostos na Noite Alemã.
O médico Vicente Barcellos Costa, que veio de Vila Velha, para participar da festa pela primeira vez, gostou muito. “Estou adorando isso tudo. A comida está deliciosa. Com certeza, voltaremos no ano que vem”, disse ele, que estava acompanhado da mulher, Rosana, que é descendente de alemães.
O engenheiro Fernando Antônio Marques também aproveitou muito a Noite Alemã. “Eu vim de Vila Velha. Assim que soube que teria a Noite Alemã, reservei o meu convite. Esta festa é muito boa. Tem pessoas alegres e divertidas. De agora em diante, quero participar de todas as edições.”
Para encerrar a noite, o Baile Típico Alemão aconteceu ao som da banda “Os Germanos”. A diversão e a alegria foram garantidas até de madrugada. A 6ª Noite Alemã já tem data marcada: será no dia 19 de agosto de 2017.