quinta-feira,
26 de dezembro de 2024

Geral

Noite Alemã, em Santa Maria de Marechal, celebra a tradição com muito sucesso

Ana Paula Mill

A 5ª Noite Alemã, que aconteceu no último sábado (20), em Santa Maria de Marechal, distrito de Marechal Floriano, foi um sucesso. O evento é uma realização dos grupos de dança folclórica alemã Grünes Tal e Kindertanz. A cada ano, a festa fica ainda melhor. Cultura, tradição, costumes, culinária, dança, música e, claro, muito chopp gelado se reuniram em um só lugar.

Esta edição da Noite Alemã teve um toque a mais e vai ficar para sempre registrada na memória daqueles que compareceram à festa. O motivo é que, no momento em que o evento começou, também teve início a disputa pela medalha de ouro olímpica, no Futebol, entre Brasil e Alemanha. Por isso, a comemoração já estava garantida, com qualquer um dos dois países ganhando ouro e prata nas Olimpíadas Rio 2016.

IMG 6689

A festa começou com a apresentação do Grupo Cultural Martinense, com um repertório tradicional, que embalou a galera enquanto era servido cardápio de entrada. Os destaques foram as saborosas salsichas, o queijo gigante e o Knödel (bolinho de pão com linguiça).

Durante o Jantar Típico, foram servidos com vários pratos da culinária alemã. Entre eles estavam o famoso Einsbein (joelho de porco) e o Sauerkraut (o popular chucrute), além do Spetzle (macarrão). De sobremesa, Apfelstrudel (strudel de maçã) e deliciosas tortas.

Acompanhando o jantar, subiu ao palco Éden, com o seu famoso acordeon. Numa parceria com Leandro, a dupla deu um verdadeiro show, abrilhantando o evento.Em seguida, entraram em cena as atrações mais esperadas da noite: Os grupos de Dança Folclórica Alemã. Além dos grupos anfitriões Kindertanz e Grünes Tal, foram convidados grupos de Santa Maria de Jetibá, Itarana, Vila Pavão e Petrópolis (RJ).

Os grupos folclóricos apresentaram várias coreografias e mostraram um pouco das tradições germânicas. O Grupo Grünes Tal apresentou o Schuhplattler, uma dança tradicional bastante popular nas regiões do Sul da Alemanha, feita somente por rapazes.

Com figurinos deslumbrantes e danças alegres, conquistaram o público, que aplaudiu sem parar. Para finalizar as apresentações, uma dança de integração reuniu público e grupos, com muita alegria e descontração.
Durante todo o evento, aconteceu a exposição e venda de Bauernmalerei (pintura campestre alemã), com peças feitas pela primeira turma formada em Santa Maria de Marechal. As pessoas aprovaram o cantinho da fotografia, com plaquinhas e molduras divertidas, preparadas especialmente para a festa, feitas em Bauernmalerei.

Também estavam à venda arquinhos de flores, broches, canecas e lembranças da festa, que ficaram em um estande lindamente decorado. Fotografias dos grupos Grünes Tal e Kindertanz e trajes alemães ficaram expostos na Noite Alemã.
O médico Vicente Barcellos Costa, que veio de Vila Velha, para participar da festa pela primeira vez, gostou muito. “Estou adorando isso tudo. A comida está deliciosa. Com certeza, voltaremos no ano que vem”, disse ele, que estava acompanhado da mulher, Rosana, que é descendente de alemães.

O engenheiro Fernando Antônio Marques também aproveitou muito a Noite Alemã. “Eu vim de Vila Velha. Assim que soube que teria a Noite Alemã, reservei o meu convite. Esta festa é muito boa. Tem pessoas alegres e divertidas. De agora em diante, quero participar de todas as edições.”

Para encerrar a noite, o Baile Típico Alemão aconteceu ao som da banda “Os Germanos”. A diversão e a alegria foram garantidas até de madrugada. A 6ª Noite Alemã já tem data marcada: será no dia 19 de agosto de 2017.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Cesta Natalina beneficia mil famílias em Piúma

Geral

Chuva forte derruba ponte e causa queda de barreiras em Afonso Cláudio

Geral

Ministério Público solicita prorrogação de contratos de 4 mil servidores temporários em Cachoeiro

Geral

Projeto ‘Aprendendo com a chuva’ conclui ciclo com jovens da região serrana

Geral

Acidente entre dois carros deixa feridos em Soído de Baixo, Marechal Floriano

Geral

MPF recomenda que Creci do ES deixe de cobrar ‘custos de fiscalização’ de corretores de imóveis sem registro

Geral

1.625 empresas são bloqueadas no ES por falta de contabilista responsável

Geral

Detran alerta para golpe de falsas mensagens de notificação de penalidade enviadas para condutores do ES