sábado,
21 de dezembro de 2024

BR-101/Sul

MPF/ES dá prazo de 20 dias para Ibama explicar a demora na análise do licenciamento ambiental da BR-101

Redação

 

O Ministério Público Federal (MPF) enviou nova recomendação ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para que a autarquia explique a demora na análise do pedido de concessão da Licença Ambiental objeto do procedimento administrativo 02001.003438/2014-79, referente à duplicação de parte do trecho Norte da BR-101 no Espírito Santo.

 

Até o momento, já são mais de seis anos de trâmite da solicitação da licença ambiental. Para o MPF, isso é uma “afronta aos regramentos normativos específicos – artigo 14, da Resolução nº 237/1997 do Conama – e aos Princípios Constitucionais da Eficiência e Moralidade (art. 37, da CF) que asseguram a celeridade de sua tramitação e duração razoável”.

 

O MPF deu prazo de 20 dias corridos para que o Ibama explique a demora na conclusão do processo de licenciamento ambiental. Segundo o procurador da República André Pimentel Filho, autor da recomendação, a autoridade ambiental “não tem permissão para adiar, de modo indefinido, a conclusão de procedimento administrativo em questão, ignorando a realidade existente e o interesse público na célere implementação das melhorias projetadas para parte do trecho Norte da BR 101 e contratadas pela União”.

 

Pimentel Filho frisa que, ainda que existam dificuldades, fora a área da Reserva Biológica de Sooretama, trata-se de área de uma Rodovia Federal que tem o mesmo traçado há décadas (desde 1950), “razão pela qual causa espanto a demora e a solicitação de mais estudos”.

 

O procurador complementa que “mais grave do que desconsiderar os referidos aspectos é adotar postura que trata a licença em questão como de interesse exclusivo do empreendedor não sopesando as graves consequências que o impedimento administrativo-ambiental representa para os usuários da rodovia. Não é exagero registrar que a ausência de duplicação de trechos produz, diariamente, mortes que seriam evitáveis”.

 

Leia a recomendação na íntegra aqui. Número de referência: IC 1.17.000.001519/2019-71.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

BR-101/Sul

Homem morre após grave acidente entre caminhonete e caminhão-baú na BR-101, em Rio Novo do Sul

BR-101/Sul

PRF flagra 1.860 caixas de conhaque sendo transportada sem nota fiscal

BR-101/Sul

Operação conjunta da Polícia Civil e PRF resulta em apreensão de 100 kg de maconha na BR-101 Sul

BR-101/Sul

Dois caminhões com carga de granito irregular são apreendidos na BR-101

BR-101/Sul

PRF apreende moto clonada na BR-101

BR-101/Sul

Acidente fatal entre carro e caminhão deixa 2 mortos e outro em estado grave na BR-101, Sul

BR-101/Sul

PRF apreende 76 tabletes de maconha na BR-101

BR-101/Sul

Tragédia na BR-101: Grave acidente envolvendo dois carros e duas carretas mata cinco pessoas