Rael Sérgio/Notícia Capixaba
A facilidade e rapidez na comunicação têm motivado o uso das novas tecnologias para a fuga de blitz em Vargem Alta. Através das redes sociais, eles trocam informações, e inclusive imagens para contar os pontos onde a equipes do 3º Pelotão da Polícia Militar estão posicionados.
Em contato com a reportagem do jornal online Notícia Capixaba, o comandante do 3º Pelotão, Sargento Dimas, informou que mesmo a Polícia Militar tentando ser ágil e mudar de lugar para surpreendê-los, muitos ainda conseguem despistar.
Por estarem com as Carteiras Nacional de Habilitação (CNH) vencidas, documento do carro em débito e ainda veículos irregulares e roubados, motoristas encontram em aplicativos para celular saídas para não caírem em uma barreira feita por agente do 3º Pelotão.
O Sargento Dimas disse que um motorista contou para ele, que sempre recebe em seus grupos no Whatsapp informações sobre os pontos de blitz na cidade e, informou que a maioria dos motoristas que costumam compartilhar, são da localidade de Jaciguá e São João.
Fiscalização ajuda coibir o tráfico de drogas.
Para o comandante, o uso de aplicativos atrapalha muito a ação das operações, principalmente quando os criminosos utilizam motocicletas para roubar.
“Hoje (26), realizamos uma blitz, na rodovia ES-164, na altura de São João de Jaciguá, onde foram recolhidos 04 motocicletas, 02 automóveis e um caminhão com as documentações atrasadas, mas mesmo assim, os motoristas que passam pelas barreiras de fiscalização tiram fotos e rapidamente divulgam para seus grupos de amigos, dificultando nosso trabalho, que também e para coibir o tráfico de drogas na região,” lamenta o comandante.