Rael Sérgio/Notícia Capixaba.
O incêndio que há cerca de sete dias consumiram áreas de mata no distrito de Araguaia, Marechal Floriano, região serrana do Estado, mudaram a rotina de alguns moradores. Cerca de 16 pessoas se uniram ao Corpo de Bombeiro, na manhã deste domingo (01), para trabalhar no combate às chamas.
Preocupados, eles deixaram seus afazeres de lado e ajudaram a combater as chamas desde as 6h da manhã até às 13h da tarde, quando o incêndio foi controlado em grande parte da mata.
De acordo com tenente Tinoco, do Corpo de Bombeiros Militar de Marechal Floriano, o fogo cessou uma grande área, e o incêndio foi controlado por volta das 16 horas, mas alguns pequenos focos persistem no interior da mata.
O tenente explicou que nesse período de seca, o fogo em mato fica mais propenso porque a vegetação vira combustível. “A fumaça é uma das propagadoras do incêndio. Ela resseca a vegetação e o calor causa a reignição do fogo, em muitos casos”, informou tenente Tinoco.
Ele informou que os bombeiros estão fazendo um serviço de monitoramento na área afetada, para evitar que os focos de fumaças se espalhem. Tinoco disse que não se sabe, ainda, o que pode ter causado as chamas nem qual a real proporção.