Eduardo Antunes.
“Mesmo sob chuva cerca de quarenta moradores participaram com solicitação de serviços e obras para a comunidade”
Na noite desta terça-feira (24) foi de novidade e expectativa para moradores da comunidade de Victor Hugo, em Marechal Floriano. A Câmara Municipal da cidade realizou a primeira Sessão Itinerante de sua história onde foram apreciados Projetos de Lei, Requerimentos, Indicações e Vetos referentes ao trabalho legislativo.
A “Tribuna Livre” foi concedida ao morador da região Roberci Daniel, conhecido como Niquinha. Durante os dez minutos de sua fala, o popular mencionou temas indicados pelos moradores, como a saúde que precisa de uma melhor atenção por parte do município, uma vez que só há atendimento médico duas vezes por semana na comunidade.
Niquinha ainda cobrou a implantação de serviço de ambulância, a possibilidade da ampliação da escola, melhoria nas estradas, maior efetivo policial, tratamento de esgoto e enfatizou a necessidade de parceria entre o prefeito e moradores para uma melhor realização desses serviços públicos.
O presidente da Casa, Juarez Xavier (PSD), acredita que esse trabalho além de conscientizar a população sobre a verdadeira função do Poder Legislativo, serve de ponte para estreitar o caminho entre as comunidades e o poder público na direção de serem resolvidas as demandas urgentes de forma mais dinâmica.
Juarez ressaltou que a presença do prefeito é uma prova real disso e que o vereador tem o poder de indicar e cobrar da prefeitura que tem atribuição de realizar as obras, serviços e políticas públicas.
O presidente fez um balanço positivo da reunião lembrando a presença razoável dos moradores e os temas abordados. Xavier afirmou ainda esperar ansioso a realização das novas Sessões Itinerantes e espera participação ainda maior dos moradores.
A diretora da EMEF Victor Hugo e liderança comunitária, Elisângela Douro, se mostrou satisfeita com a Sessão, pois o morador teve a oportunidade de participar e cobrar serviços para a região. Ela destacou que no momento em que foi solicitado o espaço pela Câmara, atendeu prontamente e colocou a unidade de ensino à disposição quantas vezes forem necessárias.
Para o prefeito municipal Antônio Lidiney Gobbi (PSB) a iniciativa de incluir a participação da população na administração pública é um exemplo a ser seguido em todo o pais. Gobbi destacou a presença de moradores organizados em associação e Igreja Católica.
Lidiney afirmou que participará de todas as Sessões nas comunidades até o final do ano juntamente com seu secretariado. “Está em nosso plano de governo utilizar a participação das comunidades, ouvindo essa e outras para realizar as obras”, disse.
Sobre os pedidos e cobranças, o prefeito destacou que deve haver uma ponte entre comunidade, vereadores e Prefeitura para saber o que é prioridade, pois a crise financeira que afeta o país e o estado também traz impactos nas finanças de Marechal Floriano.
Com todos esses problemas, Lidiney afirmou estar realizando no momento vinte obras e que em Victor Hugo não será realizada apenas uma reforma na escola, mas sim a construção de uma nova edificação para sediar a unidade educacional.
Os vereadores usaram da Tribuna por cinco minutos para explanarem sobre seus projetos e a região de Victor Hugo foi a mais lembrada pelas indicações e requerimentos dos parlamentares. Houve pedido de ambulância, antena de telefonia e internet 3G, reforma de escola, atendimento odontológico, campo “Bom de Bola” e praça saudável para a comunidade.
Todos os pedidos serão encaminhados aos órgãos responsáveis e o colegiado do Legislativo municipal vai acompanhar e fiscalizar seu andamento. A próxima Sessão Ordinária será realizada no Plenário da Câmara no dia 07 de abril às 19 horas e no dia 28 do mesmo mês será realizada a segunda Sessão Itinerante em Araguaia, no mesmo horário.