sexta-feira,
27 de dezembro de 2024

Geral

Moradores de Domingos Martins mostram boas iniciativas para economia de água

Nos últimos meses, todo o Estado entrou em alerta por conta da falta de água em diversos municípios. Neste momento, mudar hábitos, economizar e reaproveitar são palavras de ordem. E por aqui temos bons exemplos de pessoas preocupadas e engajadas em preservar, conservar e não deixar que a água seja um bem cada vez mais comprometido. Apresentamos algumas soluções de moradores, pautadas principalmente por dois pilares: o bom senso e a consciência.

O senhor Clovis Arnaldo Koehler aposta em diversas ações para a preservação da água em sua propriedade. Cultivou mais de 8 mil palmeiras que auxiliam na retenção de água e no sombreamento das nascentes. Além disso, construiu 26 caixas secas espalhadas pelos 9,2 hectares de seu terreno que fica localizado na divisa com o município de Marechal Floriano. As caixas mantêm o terreno úmido, ajudam a abastecer os lençóis freáticos e evitar a erosão do solo.

Já Doneidi Romais Modolo reutiliza a água da primeira lavagem das roupas (mais leves) para lavar, em seguida, toalhas de banho e outras peças mais pesadas. Depois, utiliza pela terceira vez para lavar panos de chão. A última água é usada para lavar escadas e piso. Além disso, ela economiza na descarga, inserindo um litro cheio e fechado dentro da caixa, fazendo com que menos água seja despejada. Financeiramente, na conta de água já houve redução de 33%.

Outro exemplo, é o Antonio Carlos Porto, que está instalando em seu Sítio do Nômade, na localidade de Panelas, um sistema de captação da água da chuva e aproveitamento da água das pias e chuveiros para utilizar na rega de plantas e limpeza. Ele também já conta com estações que tratam os resíduos sanitários. Desta forma, os efluentes podem ser dispensados sem dano ao meio ambiente.

Para evitar o desperdício em sua produção de hortaliças e legumes, o agricultor Zeferino Zibell, de Melgaço, substituiu os aspersores do tipo “canhão” pelo sistema de micro aspersão, permitindo que a irrigação seja distribuída com maior eficiência e em menos tempo. Além disso, a água utilizada para lavar as hortaliças para venda é reaproveitada na própria irrigação. A mesma escorre para um tanque, de onde é armazenada e bombeada novamente para a lavoura.

Inspirado em exemplos que foi noticiado recentemente no portal Notícia Capixaba, e preocupado com a economia de água, em tempos de escassez, o servidor público Ernani José Silva, teve a ideia de aproveitar a água que sai dos ares-condicionados do prédio da Sede da Prefeitura. E o resultado surpreende. “Em apenas um dos aparelhos, ligado por aproximadamente quatro horas, consigo captar mais de dois baldes cheios de água. Depois utilizo para limpeza dos pisos do prédio. A ação é pequena, mas com cada um fazendo sua parte teremos, com certeza, grandes resultados”, disse.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Cesta Natalina beneficia mil famílias em Piúma

Geral

Chuva forte derruba ponte e causa queda de barreiras em Afonso Cláudio

Geral

Ministério Público solicita prorrogação de contratos de 4 mil servidores temporários em Cachoeiro

Geral

Projeto ‘Aprendendo com a chuva’ conclui ciclo com jovens da região serrana

Geral

Acidente entre dois carros deixa feridos em Soído de Baixo, Marechal Floriano

Geral

MPF recomenda que Creci do ES deixe de cobrar ‘custos de fiscalização’ de corretores de imóveis sem registro

Geral

1.625 empresas são bloqueadas no ES por falta de contabilista responsável

Geral

Detran alerta para golpe de falsas mensagens de notificação de penalidade enviadas para condutores do ES