O único profissional que atende na Unidade Municipal de Saúde da localidade, na zona rural de Domingos Martins, está de licença médica.
Os moradores de Barcelos, na zona rural de Domingos Martins, estão sem médico pediatra desde fevereiro. O único profissional que atendia na Unidade Municipal de Saúde está de licença médica após sofrer um acidente, e a previsão da Prefeitura é de que ele retorne às atividades só no dia 03 de agosto, sem substituto nesse período.
A comunidade fica a 60 quilômetros da sede do município, e os moradores lamentam a distância que precisam percorrer para serem atendidos. “Nesta época fria, as crianças sempre ficam gripadas. Tem muita demanda também de mães que precisam adequar a alimentação do bebê após o período de amamentação”, diz uma moradora que pediu para não ser identificada.
O pediatra atendia todas as quartas-feiras na unidade de Barcelos e também em São Paulo de Aracê. Atualmente, o médico disponível é o da Estratégia de Saúde, que não estaria dando conta dos casos geralmente endereçados ao pediatra.
Por meio de nota, a Prefeitura de Domingos Martins esclarece que o especialista em pediatria encontra-se ainda de licença. A Prefeitura informou ainda que disponibiliza um micro-ônibus diariamente para realização de consultas e exames na sede do município e também na Grande Vitória. Para tanto, o usuário deve procurar a unidade de saúde mais próxima para agendamento.
A Prefeitura de Domingos Martins destaca também que está contratando, já neste mês, mais um médico clínico geral para atendimento todas as sextas-feiras na região de Pedra Azul, que está próxima a Barcelos
Em casos de urgência e emergência, deve-se procurar diretamente o hospital. Já nos casos de consultas eletivas, o usuário deve procurar a Unidade de Saúde de Barcelos para agendamento na Sede.
Com informação:leandro/radiofmz.