sexta-feira,
27 de dezembro de 2024

Turismo

Monumento Natural Frade e a Freira denomina nova rota turística

Foto: Rael Sérgio

 

Redação

 

O Monumento Natural O Frade e a Freira, a partir desta sexta-feira (16,) passa a denominar um novo produto turístico do Espírito Santo, a Rota Frade e a Freira. A lei sancionada pelo governador do Estado, Renato Casagrande, fortalece a região atraindo para o local mais visitantes e também novos negócios.

 

A rota contempla os municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Itapemirim, Rio Novo do Sul e Vargem Alta, cidades que estão inseridas nas regiões turísticas Montanhas Capixabas, Costa, Imigração e Vales e do Café.

 

O local é considerado um cartão postal do Espírito Santo e atrai muitas pessoas que procuram a região para a contemplação da natureza e a prática de escalada esportiva.  

 

A secretária de Estado de Turismo, Lenise Loureiro, destaca o potencial da região e a importância desta rota para o incremento da economia local. “O atrativo natural como ponto focal de uma rota turística estimula o investimento na região de empreendedores da hotelaria, por exemplo, fortalecendo a economia local e trazendo para nosso Estado um maior fluxo turístico, assim que os índices de transmissão do Covid -19 permitirem”, enfatiza Lenise Loureiro.

 

A secretária municipal de Cultura e Turismo de Cachoeiro de Itapemirim,  Fernanda Merchid Martins, afirma que a  iniciativa é importante, porque proporciona o fortalecimento e o aumento das oportunidades para empreendedores do turismo do município, ampliando o interesse em investimento e beneficiamento de atividades turísticas, além de promover a cooperação entre os municípios contemplados.  “O monumento do Frade e a Freira já recebe um fluxo significativo de turistas, e com a legalização, ganha-se mais consistência e consolidação desse movimento”, destaca a secretária, enfatizando que as tendências previstas  pós-pandemia apontam pela busca por espaços naturais.

 

Unidade de Conservação 

 

A Unidade de Conservação Monumento Natural Frade e a Freira foi criada por ser um marco paisagístico e histórico do Espírito Santo. Declarada como Patrimônio Natural Cultural, a unidade apresenta um conjunto granítico de 683 metros de altitude com uma silhueta que lembra o perfil de um frade e uma freira.

 

Segundo o Instituto Estadual do Meio Ambiente (Iema), o  Monumento Natural o Frade e a Freira é composto por áreas particulares e, por isso, qualquer visita ao atrativo nestas áreas deve ser informada aos proprietários. Informa ainda que, atualmente, está aberto ao público o mirante natural em elevação rochosa, do alto do "ombro" do Frade, acessível por estrada de terra, a partir da BR-101.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Turismo

Monte Aghá, cartão postal de Piúma pode virar rota turística e ser declarado patrimônio natural do ES

Turismo

Pedra Azul é segundo destino mais acolhedor do Brasil, segundo ranking

Turismo

Iema vistoria obras de construção da sede do Parque Estadual da Pedra Azul

Turismo

Famosas rotas turísticas podem se tornar oficiais

Turismo

Confira as cachoeiras imperdíveis do Espírito Santo

Turismo

Pedra Azul está no Top 10 dos destinos mais acolhedores do Brasil

Turismo

Rota Azul deve fomentar turismo nas montanhas

Turismo

Rota turística de Venda Nova receberá pavimentação