O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, fará uma visita técnica ao Estado, nessa quinta-feira, dia 15. A agenda começa às 8h30, com a chegada no aeroporto de Vitória, de onde ele parte para Santa Maria de Jetibá e Venda Nova do Imigrante. À tarde, haverá agenda em Vitória.
O objetivo da visita é acompanhar o desenvolvimento do agronegócio no Estado. Blairo vem ao Espírito Santo a convite da senadora Rose de Freitas e do deputado federal Evair de Melo.
Esta é a primeira vez que um ministro da República vem ao município de Santa Maria de Jetibá. Um dos objetivos da visita é buscar meios para potencializar o agronegócio local, segmento no qual Santa Maria é referência no Estado e com peso nacional.
Informação de Iago Miranda – Secom/PMSMJ – Foto; Divulgação/Internet |
De acordo com o secretário de Agropecuária de Santa Maria de Jetibá, Egnaldo Andreatta, a reunião contará com três momentos. A primeira, da Associação dos Avicultores do Espírito Santo (Aves), sobre a força da avicultura no Estado; a segunda, da Secretaria de Agropecuária, em relação à agricultura familiar, agricultura orgânica e associações agrícolas; e, por fim, da Coopeavi, no tocante à importância da cafeicultura estadual.
"Temos 21 associações e 4 cooperativas, com mais de 12 mil pessoas inseridas nesse contexto. Santa Maria assumiu que é um jovem município, mas com a pujança de cidade grande e antiga", afirma Egnaldo.
O Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar e Secretaria de Serviços Urbanos estão empenhados em criar uma logística acessível à chegada do ministro, que terá outras agendas ao longo dia em Venda Nova do Imigrante e na Grande Vitória. Ele vem para conhecer mais a fundo o polo agrícola do Estado, especialmente da nossa Região Serrana", complementa o diretor administrativo-comercial da Coopeavi, Argêo João Uliana.
Santa Maria de Jetibá
Santa Maria de Jetibá é o maior produtor agrícola do Estado, responsável por mais de 60% de tudo o que comercializado na Central de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa). Além disso, com mais de cinco mil propriedades agrícolas, é o maior produtor orgânico estadual e ocupa o primeiro lugar no PIB agrícola do Estado.